30.4.09

Uma campanha de saúde



Minha irmã enfermeira explicou em linhas gerais essa gripe suína. O porco não fica necessariamente doente, mas é um portador são, que não manifesta sintomas.

(Que bom que eu já estava mesmo parando de comer presunto desde que assisti ao filme Earthlings...)

Ela explicou também um lance que eu não sabia. Epidemia é um termo que relaciona-se a país ou região. É geograficamente mais limitado. Pandemia é um lance digamos, mais universal, que atinge o planeta, e que, por isso causa um alarde mais histérico. Ela completou a explanação dizendo que acredita-se que esse vírus é um upgrade letal dos seus primos antigos, os vírus da Influenza e da Gripe espanhola, responsáveis por dizimar a população da Europa em tempos idos.

Me pergunto se esta porqueira atual não seria mais uma invenção dos laboratórios para ganhar uns cascalhos a mais em tempos de crise econômica. Pânico gera prejuízo para uns e lucros para outros, isso é fato.



Lembram-se da gripe aviária (já ia escrever "aviática", quá, quá, quá...), a que matou um número ínfimo pessoas mas ainda assim causou o maior rebuliço no nosso galinheiro planetário? Nunca antes soletrou-se tanto "apocalipse" em matérias de jornais...

Sabemos que, hoje e sempre, morre mais gente de malária, febre amarela e aborto com agulha de crochê infectada, do que dessas doenças exóticas. Mas nem por isso os jornais vão gastar tinta e papel para imprimir desgraças de pobre em letras ultra bold (ia escrever garrafais, mas, refletindo, não sei porque inventaram este termo).

Para espantar essa urucubaca de doença, lanço aqui junto aos meus 5 leitores uma campanha. Divulguem junto aos seus amigos desenhistas, criativos e demais espíritos de porco.

Máscara cirúrgica anti-uruca!



Copiem o arquivo e postem em seus blogs, twitters e demais invencionices midiáticas interpessoais. Vamos ver se coisa boa se espalha com a mesma velocidade que bosta de urubu quando cai do céu.

Não deixe de conferir o excelente link sugerido pelo Bernardo, ali no box de comentários deste post. Leitura fundamental para este momento tão esquisito da espécie humana.

4 comentários:

Bernardo Pereira disse...

José Saramago em seu blog escreveu dois posts sobre a gripe suina. Não sei quais são as fontes dele, mas parece que a coisa é muito mais esquisita do que laboratórios sedentos de grana...

Alarcão disse...

É, eu havia ouvido essa história no Earthlings. Não tem graça nenhuma mesmo.
Talvez deva fazer uma máscara para cobrir minha face inteira. Melhor do que cavar um buraco no chão e meter a cabeça nele.

Maria disse...

Quero o meu Tamiflu!!!

Mauro Costa disse...

Ja divulguei no meu blog

http://aartedemaurocosta.blogspot.com/