24.4.09

Informação e conhecimento

"A maioria de nós já ouviu dizer que estamos vivendo na era da informação. Já não somos fundamentalmente uma cultura industrial, mas de informação.

Vivemos numa época em que novas idéias, movimentos e conceitos mudam o mundo quase diariamente, quer sejam profundos e de importância, físicos ou mundanos, como o hamburguer mais vendido. Se há alguma coisa que caracteriza o mundo contemporâneo é a corrente maciça de informação e, pois, de mudança. Essa nova informação vem a nós por meio de livros, filmes, internet, como uma tempestade de dados para serem vistos, sentidos e ouvidos.

Nesta sociedade aqueles com a informação e os meios para comunicá-la têm aquilo que o Rei costumava ter: poder ilimitado. Como Kenneth Galbraith escreveu: "Dinheiro é o combustível da sociedade industrial. Mas na sociedade da informática, o combustível, o poder, é o conhecimento.

Vê-se agora a estrutura de uma nova classe dividida entre aqueles que têm informação e os que devem atuar na ignorância. Esta nova classe não tem seu poder no dinheiro ou na posse da terra, mas no conhecimento.

O que há de notável é que a chave do poder é acessível a todos nós. Nos tempos medievais, se você não fosse o rei, teria grande dificuldade em tornar-se um. Se não tivesse capital no começo da Revolução Industrial, as possibilidades de consegui-lo eram muito poucas. Mas hoje, qualquer rapaz de jeans tem condições de criar uma corporação que pode mudar o mundo. "

disse Anthony Robbins, o cara cujo blog está a um clique do título deste post. Veja a palestra dele no TED.

Nenhum comentário: