28.4.09

Desenhando com intuição e ousadia


O desenho é uma importante ferramenta de expressão e de comunicação para quem cria. Através dele damos visualidade ao pensamento, corpo às idéias e ainda expandimos nossa capacidade de percepção do mundo que nos cerca.

Por isso desenhar é fundamental!

A partir do dia 10 de Maio as manhãs de domingo no Estúdio MArimbondo (no Rio) serão do curso Desenho Dinâmico.

O programa traz uma proposta bastante original no ensino do desenho de observação, inspirada nas aulas "Drawing on Location" que cursei na School of Visual Arts.

No Desenho Dinâmico vamos trabalhar com o modelo-vivo basicamente na forma de siluetas. A modelo – uma artista circence – veste malha preta e os alunos usam pincel e nankim sobre papel offset, kraft e similares de baixo custo.

A partir da terceira aula pratica-se o desenho de percepção das inter-relações figura/fundo, através do trabalho com tinta PVA branca sobre papel preto. Desta vez, os participantes devem fazer a modelo surgir no papel através da pintura das "contra-formas" ou do chamado "espaço negativo".

No Desenho Dinâmico não há espaço para hesitação, mas sim da intuição e da ousadia.

As poses são rápidas e a produção intensa: um mínimo de 30 desenhos em 2 horas, dos quais os melhores serão usados para trabalhos de livre criação.

As vagas são limitadas a apenas 7 pessoas e já estamos formando a turma que começará em algumas semanas. Restam poucas vagas e você pode reservar a sua escrevendo para estudiomarimbondo@terra.com.br .
Coloque no título do seu e-mail: "Desenho Dinâmico - Reserva de Vaga"

4 comentários:

RAPOSO disse...

Oi Alarcão!!!
não sei se está lembrado de mim, mas nos conhecemos em um workshop aqui em Recife, o Diário Gráfico. Aprendi uma porção de coisas nos dias da oficina.
Bom, caso não tenha lembrado, eu era o carinha ruivo de cavanhaque hehe.
Soube que voltou ao Recife para o curso de desenho dinâmico. Cheguei ficar empolgado com a ideia mas como estava trabalhando, o horário da oficina me impediu de participar. De qualquer forma, olhei no Flickr algumas fotos, bem legais!!!
Me tornei um associado SIB recentemente e pude notar que você também é um associado. Muito legal!!!
Quando tiver um tempo, passa no meu blog.

Abração!!!

Alarcão disse...

Claro que lembro, Fernando. Tenho seu cartão aqui, aquele com um auto-retrato. Quando te conheci lembro-me de ter pensado: "Nossa, com um capacete de ferro esse cabra se tornaria um autêntico soldado de Maurício de Nassau!"

Parabéns por ter entrado para a SIB! Agora você está entre os melhores do ofício.

Alarcão disse...

Atenção: todas as vagas já foram ocupadas.

RAPOSO disse...

Oi Alarcão,
gostei do "autêntico soldado de Maurício de Nassau" hehehe.
Entrar para a SIB foi sem sombra de dúvidas um divisor de águas em minha (ainda modesta) carreira como ilustrador profissional. Espero aprender muito e colher muitos frutos daqui para a frente.

Um grande abraço!!!

Ps.: Quando irá ministrar outro curso por aqui?