
Salve Jorge, beleza?
Hoje, 23 de Abril é o teu feriado.
Sabemos que não existem dragões, e que no seu tempo não haviam dinossauros. Então de onde tiraram essa idéia?
Hum... entendo.
A iconografia tratou de colocá-lo matando um dragão simplesmente para ilustrar o combate às forças do mal. Certíssimo, um dever de todo cristão.
Pra dizer a verdade, essa história me faz lembrar muito do George Bush, um xará seu.
Jorge W. Arbusto, ou simplesmente George W., foi lá no oriente e, em nome da paz e da liberdade, passou a espada em um monte de muçulmanos malvados. Uma gentezinha desprezível que os irmãos americanos chamam pejorativamente de "cabeças de toalha". Malvados!
Jorge W. diz-se um bom cristão, um cara do bem. Os inimigos dizem que ele é um cruzado, como você, Seu Jorge da Capadócia.
Sabe Jorge, tua imagem anda meio superexposta em locais pouco ortodoxos. Todo boteco de quinta categoria, puteiro mequetrefe e terreiro de chão de barro tem um nichozinho de parede com uma lampadinha vermelha e você feito de louça barata pintadinha com esmalte. O que você, santo padroeiro da Inglaterra, anda fazendo nestes lugares?
Vejo-te também frequentemente em pingentes de ouro no pescoço de policiais e de traficantes de drogas... Juro que é verdade! Minha mulher tem um primo na polícia civil (que inclusive tem a maior cara de cerol), e o colar que o sujeito usa me causaria um empenamento da cervical. Haja ouro para tanta fé! Haja ouro para tanto medo da morte!
"facas e espadas se quebrem, sem o meu corpo tocar...eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge...".
Agora eu vou ouvir um Racionais MC's pra espantar a urucubaca!

O desenho colorido lá de cima é um detalhe da capa de um rei matador de dragões. O croqui eu abandonei porque achei muuuito violento. Foi publicado no livro "História Meio ao Contrário", de Ana Maria Machado. Para ver a ilustração completa visite o meu site na seção Portfolio>Livros infantis>imagem 12)