16.4.08

O Golem



O folclore judaico é muito rico em lendas e narrativas, mas poucas são tão fascinantes como a do golem. Segundo a lenda, estas criaturas feitas de barro ganham vida quando a mágica de Deus é assoprada em suas narinas. Aliás, Deus já fazia suas criaturas assim desde o tempo de Adão.

No Talmud, (coleção de textos de sábios judeus) existem referências a rabis criadores de golens, sendo a principal aquela protagonizada por um rabino de Praga, Judá Loew, que viveu no século XVI. Naquela cidade, os judeus viviam no gueto e eram constantemente atacados. Para defendê-los, Judá Loew fez um golem, escreveu na testa do boneco a palavra a palavra Emet (“verdade”, em hebraico) e, através de conhecimentos ocultos da Kaballah injetou vida na criatura.

Diz-se que o corpo daquele golem checo ainda está no sótão de uma tradicional sinagoga de Praga...brrrr. Preciso conhecer Praga para averiguar melhor essa história.

Acabei de ilustrar uma versão muito brasileira da lenda do Golem. A história, voltada para o público infanto-juvenil, acontece no bairro do Bom Retiro (aquele mesmo do filme O dia em que meus pais Saíram de Férias) e vai sair publicada pela Edições SM no segundo semestre.

A cada livro aprendo mais e mais sobre a maravilhosa cultura do povo judeu.

Nenhum comentário: