6.7.07

Quantos gênios você já encontrou na vida?

Para alguns essa pode ser a medida de quantos encontros especiais a vida lhe concedeu.
Pessoas geniais e gênios são para mim tipos distintos.

Os primeiros têm a seu favor aquela inquietação criativa (chamem isso de curiosidade produtiva), e também a frequência com que acertam o alvo de suas idéias, objetivos, concepções. Há neles uma humanidade quase igual à da maioria das pessoas, porém diferenciam-se pelo talento e aptidões singulares, ambos lapidados com afinco ao longo de suas vidas. Pessoas geniais são resultado de um certo esforço pessoal, acredito.

Já os gênios guardam todas as características anteriores e um pouco além. Por mais pé no chão que sejam, por mais que transitem no nosso plano de efemeridades, possuem uma irradiação diferente, uma cabeça e um coração estelar, como se houvesse uma centelha a dar cor diferente às suas almas.
É preciso estar na presenca do gênio para reconhecê-lo.
Estas definições são minhas, e perdoem as pretensões literárias. Até hoje só conheci dois gênios e, portanto, não tenho muita experiência para descrever o tipo.

Um comentário:

Fernanda disse...

... Talvez, em vez de acertarem o alvo de suas idéias com mais frequência, as pessoas geniais acertem e errem em suas tentativas na mesma proporção que todas as pessoas... E talvez o diferencial esteja na quantidade de idéias e de tentativas que elas botam em prática, que é muito maior que a média... ?