1.9.09

"Ilustração: Conceito e Prática", o curso




As aulas agora vão acontecer aos sábados no horário noturno (das 18:30 às 21h).

O programa, que agora dura pouco mais de dois meses, permite desenvolver um trabalho mais individualizado, de acordo com a linguagem pessoal de cada participante e com o conteúdo complementado pelas aulas críticas e online.

Este é um curso também focado na inserção no mercado profissional, com aulas sobre auto-promoção para o freelancer, orientação sobre contatos e muito mais.

Com aulas práticas e teóricas, o programa do workshop conta com amplo material audiovisual e bibliográfico, lista de links na internet, análise crítica de portfolios, um pouco da história desta arte, alguns "cases", trabalho em sketchbooks e também exercícios de aula.

As 2 aulas críticas online, somadas às 8 aulas no atelier, formam uma carga horária que cobre a melhor fatia dos assuntos de interesse de quem quer trabalhar com ilustração profissional, seja como ilustrador ou como diretor de arte.

O curso "Ilustração: Conceito e Prática" traz ainda: datashow, videos e slides sobre ilustração contemporânea e do passado, um papo sobre direitos autorais, contratos de cessão de imagens, além de livros, muitos livros para ver.

Tenho orgulho em dizer que diversos ex-alunos deste curso já estão no mercado produzindo seus livros infantis, projetos pessoais auto-publicados e ilustrações para diversos veículos de imprensa. (Ah sim, e aprenderam a direitinho como usar contratos!)

Reserve sua vaga pelo e-mail alarcao_workshops@terra.com.br

5 comentários:

Laís Brevilheri disse...

Ô, Renato, como pode ver eu não estou aí. Pensa com carinho em fazer uma turma super mega ultra concentrada do curso aqui em São Paulo? (eu sei que não dá por causa dos briefing espaçados e do tempo necessário para produzir cada job, mas eu sou cara de pau o suficiente para propor).

Cintia de Sá disse...

Não posso fazer, mas já divulguei para geral... boa temporada para vocês!

Henrique disse...

Com todo o respeito ao fantástico Diário Gráfico, o "conceito e prática" foi o primeiro e melhor curso ministrado por você que já frequentei.

Isso talvez se deva ao momento da vida em que assisti ao curso: no início da década eu era um novato sem noção, desenhando em canto de caderno, sem nunca ter ouvido falar em grupos como o Ilustrasite; com a impressão de que a carreira de ilustrador era um panela extra-terrestre ou hiperdimensional e que os profissionais da área eram Michelangelos superdotados e supersortudos.

Além da parte teórica e prática, em que você faz com que acordemos para o lado "informacional" e comunicativo da coisa, as aulas mostraram também que a ilustração é uma carreira "abordável", sem mistério, que os clientes não são inatingíveis e ilustradores são seres humanos como qualquer um.

Nada melhor como início de carreira. Pra completar o pacote, é ler o Guia, participar do Ilustragrupo e assistir a palestra do André Beltrão ("quanto custa meu design").

Tita disse...

Caramba Alarca! O curso ta ainda melhor que antes...

Uma pena eu nao ter terminado quando eu fiz e eu nao estar ai pra poder fazer novamente :(

Mas um dia ainda faco com mais dedicacao e tempo!!!

Esse curso esta maravilhoso!
Parabens :)

Beijokas

Ellen disse...

Estou com a Laís, com cara de pau e tudo: tras pra Sampa!!!