25.5.07

"Toda ponte deve ter princípio e fim"


Estou aqui assistindo à entrevista do Ziraldo no Jô Soares e, enquanto o comercial entra, escrevo rapidamente estas linhas.
Considero-o o maior artista gráfico brasileiro vivo. Aliás, são bem poucos os "gênios da raça" na minha lista dos vivos. Muito mais extensa é a lista dos que partiram para o andar de cima... E sem pensar muito coloco o J. Carlos no topo.
Concordo com o Jô quando diz que o Ziraldo está mesmo cada dia mais preto (ou segundo o próprio, cada vez mais com cara de indiano) e, aos 75 anos, o artista não dá o menor sinal de cansaço. É quase o dobro da minha idade, e, ao vê-lo, aprendo que preciso parar de reclamar e trabalhar mais, muito mais.
Dentre outros assuntos, Ziraldo foi lá pra falar do livro "Aspite", seu mais novo lançamento. O nome vem de "assessor de palpites", que é mais uma habilidade da qual ele se gaba. Ali ele reuniu toda sorte de palpites que deu ao longo da vida, alguns inclusive levados adiante, como a idéia de se colocar vitamina em macarrão. Disse o Ziraldo que a inclusão de macarrão na cesta básica foi também um palpite dele, depois de ver uma mendiga fervendo lascas de papelão numa lata d’água, para, dali, preparar um caldo que ela daria de comer aos filhos. Só no Brasil...
Um outro palpite do Ziraldo foi substituir a carne bovina por carne de peixe. "Porque peixe não morre afogado, não atola, não pega aftosa – e, ainda por cima, pode ser alimentado com merda." Um dos palpites que os dois – Jô e Ziraldo – elaboraram ali no meio da entrevista foi: "toda ponte deve ter princípio e fim."
Se antes elas eram uma metáfora para o encontro, para a aproximação, agora as pontes representam a indigência moral dos políticos brasileiros. A construção de pontes tornou-se o maior símbolo para a rapina e a bandalheira dos nossos homens públicos. Cambada de filhos-da-puta.
Certa vez ilustrei uma crônica genial do Moacyr Scliar sobre uma ponte. Reproduzo-a aqui.

3 comentários:

Géh disse...

"Toda Ponte deve ter princípio e fim".

Eis uma verdade simples e direta. E mancha tantos rostos brasileiros de vergonha, pois somos nós que os colocamos no poder.... e nós que deixamos com que permaneçam....

Géh disse...

"Toda Ponte deve ter princípio e fim".

Eis uma verdade dura e simples. Somo nós que os colocamos no poder, e somos nós que os deixamos permanecer lá. Porque fazemos escolha tão ruins? Falta de escolhas? Ou falta de punições?

Mauricio disse...

Vi a exposição comemorativa no Centro cultural dos Correios, Ziraldo é fantástico.


Um grande abraço