18.2.10

39 Clues

A série de livros 39 Clues chegou ao Brasil pela editora Ática. Os livros já trazem consigo uma trajetória de sucesso nos EUA junto ao público adolescente. 

Cada livro um escritor diferente, porém ficam mantidos todos os personagens, dentre eles, Amy e Dan, dois irmãos, ele 9 e ela 13 anos. A dupla participa de uma corrida entre herdeiros de uma mesma fortuna.

As histórias da série 39 Clues se interconectam livro a livro, e a ação ocorre em cenários tão diversos como Paris, Coréia, Egito, Veneza, etc. Ao longo deste percurso por diversos lugares no mundo, os irmãos devem decifrar 39 pistas que vão garantir que cheguem com sucesso ao destino final, no caso, uma fortuna deixada pela avó.

Leitores ganham também um passe para participar de um game online, ou algo assim (pois admito ainda não conferi todos estes bonus do projeto).

Deve agradar bastante esse nicho de público por aqui pelo Brasil

Informações sobre a coleção:



Composta por 10 livros, escritos por diferentes autores
É bestseller pelo jornal The New York Times
Vendeu milhões de exemplares no exterior
Traduzida para 20 idiomas
No site americano, há um game on-line da coleção


Por aqui os livros 1, 2, 3 e 4 já sairam da gráfica.

No primeiro a ação acontece no cenário das catacumbas de Paris.Vejam nas imagens abaixo alguns rafes não utilizados (este primeiro foi usado depois em um outro trabalho), estudos de cor e composição etc.


.

Frequentemente me vejo curtindo muito mais um estudo do que propriamente sua arte final. 


Arte final


O projeto gráfico da série ficou a cargo do Kiko Farkas e seu Máquina Estúdio, que conceituou o projeto para parecer uma embalagem de game.


Pra lá ou pra cá? Olhando pra trás ou para a frente? Ops, cuidado com a tarja, olhaí um logotipo te acertando por cima....

Encaixar a ilustração na malha gráfica e estabelecer um equilíbrio na relação com elementos de design (Título, tarjas, etc) foi um desafio neste projeto. Nesta sequência pode-se ver os diversos testes de posicionamento em relação às tarjas e tipos.



E aqui a arte final da segunda capa, que traz uma história passada em Veneza.A lancha ganhou vidro, e mais umas coisinhas tipo jogo dos 7 erros para se descobrir.


A ilustração para a capa do quarto livro da série 39 Clues traz uma cena de perseguição em um mercado cheio de camelôs egípcios, com suas barraquinhas, metais, candelabros e esculturas. 

Recebi hoje o material promocional abaixo, que anuncia o lançamento do livro 4 no dia 2 de Julho. 




5 comentários:

Elisa disse...

Como sempre....simplesmente genial!

wilson matsumoto disse...

Owa!
Esse post é uma aula de design. rsrs.
Adorei!.

Abs.

Fernanda disse...

Também guardo o mesmo apreço pelos rafes...
Parabéns, Alarca! Bem legais as ilustras! Qual a técnica usada?
Bjs

Anônimo disse...

Que lindo trabalho. A ilustração da capa me lembrou uma cena da "Última Cruzada".

Alarcão disse...

Fernanda a técnica é uma mistura de desenho a grafite, tinta à oleo sobre acetato e, finalmente, cores em Photoshop.