10.9.09

A terra é um organismo vivo (e em estado febril)

Se você não compreende inglês, deixe que as imagens falem por si.

33 câmeras postadas por meses diante de 16 glaciares, registrando imagens em lapsos de tempo. Postas em sequência, as imagens ganham movimento, revelando aquilo que olhos humanos não podem ver.

A partir de 8:15" você poderá ver evidências irrefutáveis do que já está ocorrendo com os glaciares. Um verdadeiro espetáculo trágico representado pela plataforma de gelo com quase 100 metros de altura (uns 32 andares), a avançar lenta e inexoravelmente para o mar.



Dirão que este é um processo natural, e que sempre foi assim. Pergunto, por que, avestruzes do ceticismo, digam-me por que vocês crêm que enfiar a cabeça neste buraco ideológico vai fazer com que as evidências científicas se dissipem?

Os videos do TED são, sem dúvida, as palestras mais interessantes e instrutivas que já encontrei em todo o universo da internet.

Ao mesmo tempo em que é excitante estar aqui para testemunhar todos estes eventos, admito que adoraria ter nascido no século XIX e já ter cumprido com a minha "missão" na Terra.

Ter me tornado discípulo das idéias racionalistas de Richard Dawkins pode ter sido uma má idéia nesta hora...

3 comentários:

Daniel Carvalho disse...

primeiramente, concordo com o que voce falou sobre as palestras do TED Alarcao, tem muita coisa que vale a pena ser vista mais de uma vez ali. Quanto a esta palestra, fico abismado de ter isso agora registrado com fotografias, me sinto tao bitolado quanto a realidade dos fatos.

Tem um comercial que comeca de tras pra frente. E mostra uma enorme cidade com predios altos, depois menores predios e casas. ao inves de asfalto estrada de terra, e depois so algumas casas, depois so uma arvore, depois so uma pessoa jogando a semente de uma fruta no chao fertil. Tudo que fazemos (ou nao fazemos) tem consequencia.

Guilherme Howat disse...

Oi Renato. Vai rolar um TED em sao paulo, vale a pena tentar conseguir se inscrever. www.tedxsaopaulo.com.br

Eduardo disse...

Pô Alarca, século XiX e de repente ter morrido de diarréia ou tuberculose?

Esse seu sentimento de despatriamento do mundo é justamente o sucesso dessa empreitada visando o choque emocional da população em geral.

Não tem ceticismo nem cabeça enfiada em buraco. Cientificamente falando, é muito leviano este tipo de abordagem sem provas, pois, até agora, não se conseguiu provar o aquecimento antropogênico do planeta, como também não se conseguiu eliminar esta hipótese. Como o bom e velho Carl Sagan dizia, “ausência de evidência não é evidência de ausência”. Mas, sacramentar verdades infudadas é morrer de tristeza por causa disto é criminoso.