10.8.07
Le Monde Diplomatique, alimento pra cabeça (e para os olhos)
Já está nas bancas a primeira edição do Le Monde Diplomatique em sua versão brasileira, que veio preencher um espaço que estava vazio na nossa imprensa, oferecendo um olhar crítico e analítico sobre o mundo e o país.
O projeto gráfico está nas mãos de Daniel Kondo, ilustrador e designer, que me deu a honra de criar a ilustração que está na capa desta edição histórica.
Além do melhor do jornalismo mundial, com análises aprofundadas sobre grandes temas econômicos, sociais, políticos, culturais e filosóficos, o mensário traz uma proposta visual que apóia-se firmemente no uso de ilustrações. E os desenhos estão em quase todas as páginas, com trabalhos de Claudius, Seymour Chwast (do legendário Pushpin Studio), Tide Hellmeister, dentre outros.
Graças à experiência do Kondo, que conhece bem o lado de cá, todo o trabalho de criação da capa foi desenvolvido da forma certa: o ilustrador teve total liberdade para sugerir uma imagem que melhor traduzisse o tema "América Rebelde". Melhor dizendo, nenhum jornalista se meteu a "brifar" o conteúdo do desenho.
Desta maneira, apresentei 3 idéias, das quais partimos para a finalização desta que representa uma realidade na atual sociedade americana: o desconforto dos cidadãos americanos com a apropriação dos seus símbolos mais sagrados por uma classe política que tem em Bush seu sacerdote-mor.
Vejam só essa... meus amigos americanos contam que desistiram de pendurar a "star and stripes" nos mastros à porta de suas casas depois de constatar que sua bandeira tornou-se escudo moral para os desgovernos republicanos.
Então é isso. Corram para comprar a sua edição do Le Monde Diplomatique. São 40 mil exemplares e, pelo que fiquei sabendo, as bancas já estão pedindo reposição de estoque.
A ilustração editorial brasileira merecia este espaço!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Alarcão, muito bem resolvida essa ilustração, hein?! Parabéns!
Abraço,
|E|L|D|E|S|
Adorei a dica!
Ficou muito boa a capa, espero que meu exemplar ainda esteja na banca...
Parabéns Alarcão,
Um time de peso só de ilustradores.
Grande abraço.
alarca, a ilustra ficou linda. vou comprar o meu.
vivi pepe
BEla capa!
MAs o máximo mesmo ficou essa ilustra horizontal:
estrelas se desprendendo,levadas pelos ventos que insistem em soprar.Se eu fosse vc,emoldurava e pendurava na sala.
bj,
Postar um comentário