13.8.07

Não quero a linha reta e inflexível



"Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa."

Entendo que Niemeyer é o criador não somente de estruturas e espaços incrivelmente originais, mas também o arquiteto de frases belíssimas, que contrastam simplicidade e profundidade.

Ao longo dos anos venho registrando em cadernos tudo aquilo que capta minha atenção: imagens, palavras, desenhos, colagens aquarelas, coisas que encontro, enfim, toda e qualquer matéria que estimule a educação do meu olhar. Neste ponto acredito e sigo a máxima do mestre: procuro não me limitar å aprendizagem do meu metier, mas também ler bastante, ir ao cinema, ouvir boa música, enfim, tudo que me permita melhor conhecer meu ambiente cultural. Também me agrada muito mais a curva livre e sensual do que a linha reta e inflexível!
Estas páginas do meu sketchbook refletem justamente este contraste entre a beleza das curvas da mulher, e a rigidez dos cânones arquitetônicos. A aquarela livre e gestual emoldura a frase do arquiteto-poeta, e combina-se com o croqui das colunas clássicas.
A arte destas páginas participou de uma exposição sobre Niemeyer, homenageado este ano pelo Festival Internacional de Quadrinhos, realizado em Belo Horizonte.
(Para conhecer um pouco mais sobre o arquiteto, clique no título e vá ao site inacreditavelmente humilde da Fundação Niemeyer)

Nenhum comentário: