12.8.09

Ahhh, a asquerosa e vulgar política brasileira


Nasci em 70 e lembro-me bem da primeira eleição da qual tomei conhecimento, ali por volta de 77. Meu tio era candidato a deputado pelo MDB e saíamos em carreata pela cidade, a família toda jogando papeizinhos pela janela. Era uma festa cívica para o povo (menos para os garis, que com certeza tiveram trabalho quadruplicado nas semanas seguintes).

O outro partido que havia então era a Arena. Tudo bem simples assim, polarizado entre os dois. A Arena trazia basicamente o pessoal da direita e o MDB os da esquerda. Maluf era da Arena, Ulisses Guimarães do MDB, só para dar dois exemplos do que rolava de cada lado.

Um bom tempo depois o MDB virou PMDB. Olhando superficialmente parece que foi só colocar aquele "P" na sigla, para fazer o que era tijolo virar barro. O mesmo barro que o Collor quis esfregar outro dia desses na cabeça de um tal jornalista da Veja, "para melhor engraxar suas ideias".

(Diz o ditado que "a boca é a válvula de escape para o que faz pressão de dentro da cabeça")

O que é o PMDB hoje? Uma massa amorfa, um saco de farinha onde cada grão só quer saber do seu quinhão, um circo de tuberculosos a escarrar na face da moral pública, uma cambada de...(ehn...tirem as crianças da sala).

Ah, como é ingênua minha indignação. Nós merecemos eles. Por mais conscientes, pagadores de impostos, honestos, éticos, inteligentes e articulados que sejamos. Nós os merecemos!

Sabem por quê?

Porque nossa indignação é somente uma manifestação de boquirrotos. Porque ela só ecoa nas salas de nossas casas, nas mesas dos botecos, só se faz notar nos inócuos e-mails pedindo minutos de silêncio, nas tolas faixas de "basta" dependuradas nas varandas dos triplex da Lagoa, só se faz manifesta em linhas virtuais de blogs-para-meia-dúzia-de gatos-pingados (como este).

Achamos que estamos fazendo grandes coisas pelo coletivo quando temos nossa indignação impressa nas seções de cartas dos jornais.

Mas se o lance for ir pra rua atrás de um batuque, uma rave, uma marcha da brenfa, uma parada florida e engalanada qualquer, batemos recorde de público, fazemos bonito, somos os melhores do mundo.

O único resultado dessas nossas passeatas é um rastro de mijo por vários quarteirões.

Sim, nós o povo, somos os culpados dessa merdelança toda aí...

(Coitada da Marina Silva. Se for eleita presidente é bem capaz destes bandidos da política a matarem)

8 comentários:

Marcelus Gaio disse...

Costumo dizer que o maior golpe aplicado neste país não foi o de 1964, mas a transferência da Capital Federal para Brasília. Que me desculpem os partidários de Jucelino, mas a Capital Federal tornou-se um estado à parte dentro do Brasil. Longe dos grandes centros e de qualquer tipo de pressão social, os nossos parlamentares fazem o que querem. Mas você está tão certo quanto Samuel Rosa que diz na letra de "Indignação", do Skank: "A nossa indignação é uma mosca sem asas, não ultrapassa as janelas das nossas casas".
Indigna nação.

Pacha Urbano disse...

Cara, o brasileiro é por natureza um sujeito cagão. Por muito menos o presidente do México teve que sair pelas portas dos fundos do congresso por ter sido acusado de falsificar o resultado das votações. Na Argentina qualquer merdinha nego vai pra rua panelar ou queimam trens e tacam pedra no Congresso. Aqui no Brasil, protesto e passeata é programa de domingo, pra fazer com a família, comer biscoito Globo e latão de Skoll mais barato. É patético. Como disse um amigo meu, faltam snipers em Brasília.

Mônica Fuchshuber disse...

Juntemos um povo cagão + uma capital longe dos grandes centros. Pronto! Está feita a farra dos políticos brasileiros.

mong disse...

Vocês estão falando besteira. Brasília já está cercada de favelas. A rodoviária, frequentada por pessoas principalmente de baixa classe social, fica a poucos minutos do congresso nacional. Protesto e passeata tem toda hora. Ninguém dá bola. Nossa história tem 500 anos de sujeira, Brasília existe há 40. Acham mesmo que se o Rio fosse a capital as coisas seriam diferentes? Acham que os políticos sacaneiam o povo porque não estão ao alcance de uns tabefes? Acordem, o povo ADORA políticos corruptos, tanto que são sempre sendo reeleitos.

Anônimo disse...

O Brasil começou a sua história como nação de vira-latas quando o primeiro degredado português desceu da Caravela. Pouco depois a Igreja católica deu ordem expressa para que se reproduzissem aqui para "limpar o sangue da terra brasilis misturando-o ao europeu".

Anônimo disse...

Tudo isso começou no Big Bang, por que aquilo foi explodir, olha o que virou hoje!

Alarcão disse...

'Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?' disse o filósofo do bocejo, Dorival Caymi.

Anônimo disse...

Eu jamais votaria numa evangélica.

Por fora são uns santos. Por dentro acham que têm a missão de nos salvar, enxergam o diabo nos revezes da vida e se deixam guiar por orações.

Chutadores de macumba!

Quero um presidente que entenda o estado como laico. Viram aí o retrocesso recente? Tornaram obrigatório o ensino da religião católica nas escolas públicas. Ficam pensurando crucifixos nas salas dos tribunais, pedem para criminosos jurarem com a mão na bíblia. Uma série de crendices tolas.

Conclamo todos os ateus a saírem do armário numa cruzada (opa!) contra a ignorância e o misticismo. Viva Richard Dawkins, viva o racionalismo!

Ehn... isso não tem nada a ver com esse post.

Ass. Ivan