"Um mestre não é um professor. Professores nos levam a repetir e adotar suas idéias. Mestres, ao contrário, nos incitam a renegá-las, para formar assim nossa posição" , Disse José Castello, colunista do caderno Prosa e Verso, do jornal o Globo.
Esta é uma definição que ressoa internamente com minhas convicções. Lendo-a percebo que, intuitivamente, tenho buscado também me conduzir desta maneira junto aos meus alunos.
Um outro conceito que me inspira profundamente encontrei em uma citação de Platão, que dizia-se um obstetra mental, por ajudar aos outros a dar luz às suas próprias idéias.
São duas frases que complementam-se mutuamente sem deixar brecha para muita coisa a mais. Talvez tenha faltado apenas dizer que educar, ensinar, compartilhar o conhecimento, é sobretudo um gesto de generosidade.
Até hoje tive 4 mestres: Rui de Oliveira, Bandeira de Mello, Kazuo Iha e Marshall Arisman.
Tive sorte!
9.11.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
A arte do Rui e do Bandeira eu já conhecia, a do Kazuo nunca vi (o link só tem uma obra ou eu é que sou burro?). Mas, p.q.p., o que é o site do marshall arisman?? Estou na primeira galeria e já boquiaberto. Lembro que na aula vc passava essa imagem (http://www.marshallarisman.com/illustration/pages/1timecrime.htm), e o trabalho dele faz jus. Taí um mestre que vale a pena citar, rsrs
Pois é Henrique, o Kazuo é gravador e pintor e, ao que me parece, não é muito afeito às coisas do universo virtual. Tive sorte de achar um link para a obra dele.
Obrigado pelas visitas recorrentes. Você é o meu leitor número 1 de 7.
Opa, to por aqui também, só não deixo rastro.
Esta série do Marshall de pinturas rupestres são muito boas, Ayahuasca, provavelmenet a base de muitas substâncias.
tive o prazer de ter aula com o rui e o kazuo. o kazuo amei desde o primeiro dia. já o rui admirei depois que deixei de ser aluna dele e vou guardar pra sempre um desenho q ele fez nos meus rascunhos q era como devia me portar.
Caramba, há quanto tempo eu não ouvia falar no Kazuo...Estudei na EBA (UFRJ- com visual, fins dos 70, início dos 80)e ele era tb aluno na época. Bem mais adiantado que eu...Já tinha um trabalho belíssimo!..Esse teu texto é muito pertinente. E salve esses gdes mestres!!(perdi de ter o Rui como prof - ele entrou logo depois que me formei e voltei para o sul)....Enfim...ADORO teu trabalho e teu espaço. Na minha lista de mestres "indiretos" eu ponho Rui e você, lado a lado. Só pra vc saber, hehehe!... bjs
Grande texto e Grandes referencias!
Em especial o Bandeira de Mello....
Tbm não consegui ver mais imagens do trabalho do Kazuo.
Alarcão, infelizmente não fui aluno de nenhum desses que citou. Mas fico feliz em incluí-lo com um dos meus mestres, sem puxassaquismo nenhum. Vc me ajudou a ter um conteúdo visual.
Brigadão!
where you come from!
Postar um comentário