10.9.08

No Recife: duas oficinas em uma


Novamente estou a caminho da bela cidade do Recife, para realizar duas oficinas de desenho com conteúdos complementares. E novamente tenho a alegria de contar com 100% de vagas ocupadas.

O Desenho Dinâmico serve de base para um trabalho que prima pela síntese e, consequentemente, rapidez de execução.
Este primeiro trabalho é feito em estúdio ou atelier, e foca também na observação das relações de figura e fundo, que são elementos fundamentais da composição visual.

O Desenho de Locação é o desdobramento do trabalho anterior, quando parte-se de encontro aos temas da cidade, suas ruas, sua arquitetura, sua gente, os mercados, a geografia e natureza que lhe é peculiar.

Desenhar é o ponto de partida para todos os tipos de transformação e interpretação das idéias. É uma forma muito especial de apreender a realidade, e também um exercício da percepção e da memória.

O desenho pode ser compreendido como o meio ideal de mostrar o processo criativo de um trabalho de arte em toda a sua espontaneidade, revelando vários estágios de concepção.

Misterioso e primordial como a própria linguagem, o desenho acompanha o homem desde o momento em que a primeira centelha criativa se acendeu em seu cérebro primata. Até mesmo hoje, pode-se perceber que quase tudo o que nos rodeia, carros, prédios, roupas, objetos ou cidades, um dia começou com um desenho.

Este curso é voltado para estudantes e profissionais cuja atividade demanda o conhecimento do desenho como ferramenta para elaboração de idéias, e a sua transposição para o universo físico.

Estou feliz em poder retornar ao Recife, terra boa onde cada pessoa é um carro alegórico, multifacetados em sua inventividade, entrega artística e criatividade. Todo mundo que conheci lá desenha, faz quadrinhos, cria design, gravuras, brinca de marionetes, toca flauta, faz teatro, dança forró e escreve poesia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alarcão, quando vc estará por Sampa dando seus cursos? Tinha muita vontade de assistir, mas não tenho como ir para o Rio...

Ana