29.10.07

TANGA!!!


Há muitos anos atrás o saudoso Henfil fez um filme chamado "Tanga", que contava a pitoresca história de uma nação que exportava cabelos e importava perucas.

Obviamente Tanga é uma metáfora para o Brasil. O Brasil das laranjas, bananas, aço, carne e também dos... lápis de cores!

Sim, esta prosaica ferramenta de trabalho também participa do universo "Tanga". Vejam só por que:

Esta semana chegou uma caixa de materiais de arte que eu havia encomendado à "Dick Blick" , uma loja muito boa de Nova York. Dentre meus apetrechos estavam também algumas coisas que minha mulher havia pedido. Chamou-me atenção uma caixinha com 36 lápis de cor da marca Faber Castell, com a frase "Made in Brazil" no verso.

Custa lá fora 4 dólares, que ao câmbio atual de R$1,81 daria R$7,24.
Acontece que a tal caixa de lápis, exatamente a mesma fabricada no Brasil e exportada para os EUA, custa aqui 24 reais. É pouco mais do que o triplo do preço.

TANGA!

6 comentários:

Anônimo disse...

É "Tanga", Renato.

http://posters.imdb.com/title/tt0242929/

Com a Elke Maravilha fantástica, a Cristina Pereira hilariante como revolucionária linha-dura e o Henfil mostrando mais uma vez sua paixão por pés.

Alarcão disse...

Ooopss, Marcos, obrigado por me corrigir. Já tirei o nome "Conga", que na verdade é um outro filme, o da mulher gorila.

popdesign disse...

nossa, agora me deu uma mágoa de caboclo desse lapis!!!

nós somos muito roubados e não sabemos!

Anônimo disse...

Oi Alarcão,
Estava olhando estas postagens antigas, e vi esta. Hoje compro material importado e fica caro. Queria saber se quando vc compra nessa loja , ainda tem que pagar imposto quando chega ao Brasil. Eu vi os materiais que uso e são muito mais baratos na loja.(mas muito mesmo).
abraço

Alarcão disse...

Caro Augusto,

Obrigado pela visita ao meu blog. Creio que, com você, meu número de leitores finalmente chegou a 8.
Vamos a resposta para sua pergunta:
Compro os materiais na Dick Blick via internet e peço que eles sejam enviados para algum amigo americano (tenho alguns poucos e bons). Este, por sua vez me envia o pacote com a descrição "GIFT", ou seja, "Presente". Depois meu amigo me diz quanto custou a remessa e eu o pago da seguinte forma: escolho uns livros bem bacanas na Amazon e envio para ele. Tudo naquele esquema bem brasileiro :um mamão lava o outro".

Anônimo disse...

8 já é um bom número hehe.
Valeu pelas informações. Eu gostaria de comprar lá, mas com o imposto e o frete fica complicado :(
abraços