28.10.07

As eco-sandálias da humildade


Deu no jornal: Brasil é campeão mundial de reciclagem de latinhas. 94% delas são reaproveitadas. Que beleza! Um índice que nos encheria de orgulho não fosse o fato de que esta "consciência ambiental" é somente um verniz para a miséria escancarada de nossas ruas, onde muitas famílias sobrevivem do garimpo nas lixeiras.

Enquanto isso as garrafas pet continuam um grave problema ambiental aqui e em todo o mundo. Dizem que se fosse possível recolher todos os recipientes plásticos que flutuam pelos oceanos do planeta poderia-se fazer um novo continente. Flutuante como aquelas ilhas do lago Titicaca, imagino.

O brasileiro, esse ser criativo por natureza e pelas contingências da vida ("a necessidade é a alma da invenção"), sai na frente na batalha por um mundo mais limpo e lança moda: as verdadeiras sandálias da humildade.

Nem Nelson Rodrigues, original cunhador da expressão (e não os rapazes daquele programazinho de humor idiotizante...), poderia imaginar que suas sandálias da humildade teriam um apelo tão ecologicamente fashion.

Não vejo a hora de desfilar com as minhas. Quero que sejam da cor verde.

Um comentário:

Joana Ferret disse...

É um problema sério as pets, porque ela sempre recicla para se tornar um produto de qualidade inferior (até que não tem mais como reciclar). Sabia que aquela parte da tampa que fica grudada na garrafa deveria ser retirada para facilitar a reciclagem?
São materiais diferentes que devem ser separados para a reciclagem. É um inferno tirar aquela rodinha dali. Também tem a cola do rótulo que, por as vezes ser impossível de tirar, acaba comprometendo a reciclagem do material. E por aí vai...

Existe já a tecnologia de reciclagem para o mesmo fim da PET, mas ela é cara para fazer bem feito. Tem um artigo sobre isso aqui: http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?noticia=6511020&canal=36