24.9.07

Oficinas no Sul do Brasil em Outubro


Uma mensagem para o povo criativo da região dos pampas gaúchos.

Eu e minha mulher, Rosa Guimarães, levaremos duas de nossas oficinas para o Rio Grande do Sul em outubro: a do "Diário Gráfico" e a "Encadernação: A estrutura do Livro".

Quem participa destas oficinas nunca mais lê um caderno ou livro da mesma forma.

"Os livros e cadernos passam a ser o suporte do "desabafo" criativo. Fazê-los e preenchê-los se tornam ao mesmo tempo uma aventura e uma brincadeira, e muitas vezes dessa forma descompromissada e sem medo saem trabalhos incríveis.
Com a Rosa aprendemos que encadernar também é um trabalho autoral, artístico. Diga-me o caderno que encadernastes e te direi quem és....
No Diário Gráfico aprendemos que tudo pode ser colado, carimbado, escrito, recortado e manchado. Que saber desenhar vale menos do que a coragem de experimentar e de usar materiais inusitados. Aqui o erro tem muito valor: sem a tecla do "undo" do computador você aprende a olhar o erro como possibildade, como um novo desafio, e graças a "acidentes" felizes muitas texturas foram descobertas...
E tem o "coletivo-criativo"-–essa experiência de criar com outras pessoas ao mesmo tempo, trocar, compartilhar.
Além de tudo isso tem um presente no final: um livro feito por você mesmo, a partir de fragmentos dos seus trabalhos. Um livro repleto de possibilidades, de pedaços que se tornarão outros pedaços.
O primeiro livro, quem já fez, sabe, nunca se esquece..."

A oficina "Diário Gráfico" vai acontecer em Passo Fundo nos dias 18 e 19 de outubro e depois em Porto Alegre nos dias 20 e 21, ali no Centro Cultural Érico Veríssimo. Para se inscrever no curso em Porto Alegre, escreva para a Letraria Design em letraria@letrariadesign.com.br ou visite a seção "Cursos" do site deles.
Para participar desta mesma oficina em Passo Fundo entre em contato com o Atelier Ogaraity pelo mailcontato@ogaraity.com.br . Os cursos estão na primeira página do site deles.

A oficina "Encadernação: A estrutura do Livro" vai acontecer somente na cidade de Passo Fundo, nos dias 20 e 21 de Outubro, também no Atelier Ogaraity.

2 comentários:

Lupe Vasconcelos disse...

Olá, Alarcão! Acho maravilhosa a idéia das oficinas! Gostaria de saber se existe algum plano de trazê-las ao Centro-Oeste, mais especificamente à Goiânia (ou mesmo Brasília, que é pertinho). Tenho certeza de que faria muito sucesso!
Aproveito também para parabenizá-lo pelo seu trabalho. Sou ilustradora também (ainda relativamente nova no ramo), e seu trabalho é uma grande inspiração para mim!

Alarcão disse...

Olá, Lupe
Já realizei cursos em São Paulo, Recife e Porto Alegre, e portanto seria um prazer levá-los também à Goiânia.
O processo sempre começa com a participação ativa de algumas pessoas-chave nestas cidades. São eles que ficam responsáveis pela divulgação, convênios com universidades ou escolas, patrocínios, e finalmente formar um grupo de interessados nos cursos.
As versões itinerantes dos meus cursos e workshops, chamadas "Crash", duram em geral dois dias, em sessões de 4 horas cada.
Os grupos podem acomodar no máximo 18 pessoas. O pacote Inclui também uma palestra em alguma universidade, escola ou instituição que seja parceira na empreitada.
Como boa parte da divulgação dos cursos é feita via internet e impressos, os organizadores recebem também as artes digitais dos cartazes para fins de publicidade.
Para saber mais sobre cursos itinerantes escreva para estudiomarimbondo@terra.com.br