10.4.07

Onde encontrar os melhores ilustradores do Brasil


O trabalho do ilustrador hoje está não somente em jornais, revistas e livros, mas também em cartazes e story-boards, embalagens, videogames, cenários de cinema, animação e TV, rótulos de produtos, publicidade, internet etc.
Basta olhar ao redor para perceber o quanto estes artistas vêm ganhando mais e mais espaço. Sua arte é criada não para museus, galerias ou paredes de casas, mas sim para a reprodução e a comunicação de massa.
A criação da SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil, veio para resgatar os valores e a história desta profissão no país, além de propiciar uma aproximação entre artistas e profissionais que usam a imagem ilustrada em seus projetos.
Através de encontros regulares, exposições e eventos como o Ilustra Brasil!, a entidade tem proporcionado o intercâmbio de idéias entre ilustradores e mostrado ao público em geral um pouco do universo destes artistas que, trancados em seu estúdios, inventam o mundo onde antes havia apenas o papel, a tela, o mapa de bits em branco.
Passados 5 anos desde a sua criação, a Sociedade dos Ilustradores do Brasil já conta com mais de 250 profissionais, dentre eles os veteranos Rui de Oliveira (criador da primeira abertura da série Sítio do Pica Pau Amarelo), Benício (ilustrador de todos os cartazes de filmes dos Trapalhões), Guto Lacaz, e também os meus favoritos Cárcamo, Patrícia Lima, Daniel Bueno, Kako, Hiro Kawahara, Samuel Casal, ihh são tantos...
No portal da SIB os interessados vão encontrar amplas informações sobre a sociedade e seus artistas, bem como importantes ferramentas de trabalho como contratos, orçamentos e leis de direitos. Em especial, vale checar a Galeria virtual, o blog e também fazer o download do Info SIB, o jornal eletrônico que eu edito junto com o colega ilustrador Orlando Pedroso.
Surgida diante da necessidade de unir os ilustradores face a tantos desafios na arena profissional, a SIB vem traçando um sólido plano de trabalho, para crescer e ficar à altura da tarefa de representar estes artistas tão importantes para a cultura gráfica do país. Com um trabalho sério pela normatização da atividade da ilustração no Brasil, a entidade vem estabelecendo como referência uma postura profissional e ética por parte de seus associados, com a finalidade de defender a arte, o mercado, e a formação das futuras gerações de ilustradores.

Nenhum comentário: