E seguimos vestidos com as roupas e as armas de Jorge.
10.10.11
4.10.11
Salve São Jorge
Neste momento trabalho em um livro da escritora e dramaturga Sylvia Orthof. Aqui vão 3 estudos para uma página sobre o embate entre São Jorge e o dragão.
Quem adivinha qual eu escolhi?
Quem adivinha qual eu escolhi?
3.10.11
Europa e Brasil
Na Folha de São Paulo de hoje. Ilustração para artigo de José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia.
2.10.11
22.9.11
8.9.11
Fábulas
Está no ar o site do último livro que ilustrei: "Fábulas".
Com adaptações contemporâneas dos contos de Esopo e La Fontaine, o livro é a primeira obra do escritor Paulo Coelho voltada para crianças e jovens.
Torço para que muitos possam ter este livro nas mãos.
Pais, mães, avós, tios e tias, aqui vai um convite: leiam junto dos seus pequenos.
E vocês intelectuais, por gentileza, dispam-se de seus preconceitos e façam deste o primeiro Paulo Coelho de sua estante. Não sejam bobocas.
Com adaptações contemporâneas dos contos de Esopo e La Fontaine, o livro é a primeira obra do escritor Paulo Coelho voltada para crianças e jovens.
Torço para que muitos possam ter este livro nas mãos.
Pais, mães, avós, tios e tias, aqui vai um convite: leiam junto dos seus pequenos.
E vocês intelectuais, por gentileza, dispam-se de seus preconceitos e façam deste o primeiro Paulo Coelho de sua estante. Não sejam bobocas.
1.9.11
Velha macieira
Uma velha Fábula de Esopo sobre uma velha macieira que não dá mais frutos e, por isso, segundo o lenhador, não serve para nada.
31.8.11
Poetas, artistas e o seu trabalho
Há pouco tempo atrás tomei contato com o texto da poeta Wislawa Szymborska, polonesa e ganhadora do Nobel de literatura em 1996.
Compartilho aqui trechos do seu discurso na solenidade do Nobel. Troquemos a palavra "poetas" por "artistas" e estamos diante de verdades simples como a água que se bebe na concha das mãos (ôpa, parafraseei um Mário Quintana aqui).
"...Ainda não faz tanto tempo, os poetas se esforçavam para nos escandalizar com suas roupas extravagantes e seu comportamento excêntrico. Tudo isso era só para encher os olhos do público. Sempre chegava a hora em que os poetas tinham de fechar a porta atrás de si, despir suas capas, seus penduricalhos e outras parafernálias poéticas e enfrentar - em silêncio, com paciência, à espera de si mesmos - a folha de papel ainda em branco. Pois, no final, é isso o que de fato conta."
" ...A inspiração não é um privilégio exclusivo de poetas e artistas. Existe, existiu, existirá sempre certo grupo de pessoas a quem a inspiração visita. É formada por todos aqueles que conscientemente escolheram a sua vocação, e fazem seu trabalho com amor e imaginação. Podem incluir médicos, professores, jardineiros - eu poderia fazer uma lista de mais de cem profissões. Seu trabalho se torna uma aventura constante, enquanto forem capazes de continuar a descobrir nele novos desafios. Dificuldades e reveses nunca sufocam a sua curiosidade. Um enxame de questões novas emerge de cada problema que eles solucionam."
"Não existem muitas pessoas assim. A maioria dos habitantes da Terra trabalha para ganhar a vida. Trabalham porque têm de trabalhar. Não escolhem este ou aquele trabalho por paixão; as circunstâncias de suas vidas fizeram a escolha por eles. Trabalho sem amor, trabalho maçante, trabalho cujo mérito consiste no fato de que outros nem isso têm - aí está uma das mais penosas desventuras humanas."
"Assim, embora eu possa recusar aos poetas o monopólio da inspiração, ainda os situo num grupo seleto de favoritos da Fortuna."
29.8.11
Balinha no sinal
No Rio de Janeiro chamamos o semáforo de "sinal".
O colega ilustrador Da Costa, que está com uma mostra de seus trabalhos no Salão de Piracicaba, me enviou diretamente de lá a foto abaixo.
Illustra Brazil - China
A SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil, realizou na China em Agosto a exposição Illustra Brazil.
Os 100 artistas participantes enviaram para Shangai suas visões sobre o tema "Brasil".
Participo da mostra com 2 trabalhos: a ilustração dos pássaros biguás em voo sobre a cidade do Rio de Janeiro (capa do livro "36 vistas do Cristo Redentor" que você já pode conhecer aqui), e o tema "Festa Junina", ilustração publicada no livro Infantil "Meu avô português", da editora brasileira Panda Books.
O desenho do Cristo Redentor, clichezão da brasilidade brazuca, foi parar na capa do catálogo IllustraBrazil-China. O design da parada toda foi obra do designer Marcelo Martinez.
Congratulações aos sibianos (ou seriam sibícolas?) por mais esta realização. Palabéns meus camaladas que plantaram esta semente brazuca na terra de Mao!
Os 100 artistas participantes enviaram para Shangai suas visões sobre o tema "Brasil".
Participo da mostra com 2 trabalhos: a ilustração dos pássaros biguás em voo sobre a cidade do Rio de Janeiro (capa do livro "36 vistas do Cristo Redentor" que você já pode conhecer aqui), e o tema "Festa Junina", ilustração publicada no livro Infantil "Meu avô português", da editora brasileira Panda Books.
A arte final foi feita em acrílica sobre papel Canson Miteintes amarelo. Dá pra ver nos crôses abaixo alguns detalhes (virginianos como eu costumam se entreter com estas filigranas...)
O desenho do Cristo Redentor, clichezão da brasilidade brazuca, foi parar na capa do catálogo IllustraBrazil-China. O design da parada toda foi obra do designer Marcelo Martinez.
Congratulações aos sibianos (ou seriam sibícolas?) por mais esta realização. Palabéns meus camaladas que plantaram esta semente brazuca na terra de Mao!

20.8.11
O Astrônomo (uma fábula de Esopo)
Esta semana terminei as últimas ilustrações para um livro com versões contemporâneas das fábulas de Esopo.
Será o primeiro livro infanto-juvenil (e infantil) do nosso muito conhecido autor Paulo Coelho.
Será o primeiro livro infanto-juvenil (e infantil) do nosso muito conhecido autor Paulo Coelho.
5.8.11
Lá na China
A SIB vai levar a ilustração brasileira para a China. A exposição nas terras distantes de Mao e de WeiWei vai se chamar Illustra Brazil, e foi organizada pelo brother, designer e cantor de surf music Bruno Porto.
O Catálogo da exposição tem design do fera Marcelo Martinez e ilustração minha na capa. É do Brazil-zil-zil!
Se você está no Facebook, pode acompanhar o que está rolando e ver as fotos na página do evento. MAs a boa mesmo é acompanhar pelo blog.
O Catálogo da exposição tem design do fera Marcelo Martinez e ilustração minha na capa. É do Brazil-zil-zil!
Se você está no Facebook, pode acompanhar o que está rolando e ver as fotos na página do evento. MAs a boa mesmo é acompanhar pelo blog.
26.7.11
Brasília e o Ciclo de oficinas de ilustração
Estivemos em Brasília para a segunda etapa do ciclo de oficinas de ilustração promovidas pela Caixa Cultural. Esta grande iniciativa é mais um projeto de sucesso da Mandacaru Design que leva a nossa arte gratuitamente para o público.
(É rapaz, eu sempre digo que as melhores coisas da vida são de graça...)
As fotos do meu curso teórico de ilustração estão no ar para quem quiser conferir se eu pareço mesmo com o Steve Jobs.
Vale contar que tudo isso começou alguns anos antes, com uma grande exposição itinerante realizada pela Editora Abril, que passou por diversas capitais brasileiras. O projeto, chamava-se "Ilustrando em Revista", e levou a arte da ilustração para um público de mais de 90 mil pessoas. Foram mais de 500 artistas representados por mais de 700 obras originais, e quem cuidou daquele projeto foi justamente a Bebel Abreu (hoje uma das cabeças da Mandacaru). Ela conta com orgulho que, por todos os centros culturais por onde passou, aquela exposição bateu recordes de público. Foi durante a experiência do "Ilustrando" que Bebel foi fisgada pelo anzol da ilustração, tornando-se não somente amiga de vários artistas, mas principalmente uma das mais importantes e articuladas divulgadoras da nossa atividade. Fica aqui meu obrigado à ela em nome de todos os ilustradores.
Através da Mandacaru Design, diversos projetos relacionados às artes visuais têm encontrado patrocínios através de editais públicos. Se você tem uma grande ideia, pode ser uma boa buscar a consultoria das meninas Bebel e Mana.
Curti muito essa foto minha aí em cima (do Raoni Maddalena) onde minha sombra está interagindo com uma arte do Brad Holland. Foi tirada durante a palestra sobre ilustração conceitual e metáforas visuais.
(É rapaz, eu sempre digo que as melhores coisas da vida são de graça...)
As fotos do meu curso teórico de ilustração estão no ar para quem quiser conferir se eu pareço mesmo com o Steve Jobs.
Vale contar que tudo isso começou alguns anos antes, com uma grande exposição itinerante realizada pela Editora Abril, que passou por diversas capitais brasileiras. O projeto, chamava-se "Ilustrando em Revista", e levou a arte da ilustração para um público de mais de 90 mil pessoas. Foram mais de 500 artistas representados por mais de 700 obras originais, e quem cuidou daquele projeto foi justamente a Bebel Abreu (hoje uma das cabeças da Mandacaru). Ela conta com orgulho que, por todos os centros culturais por onde passou, aquela exposição bateu recordes de público. Foi durante a experiência do "Ilustrando" que Bebel foi fisgada pelo anzol da ilustração, tornando-se não somente amiga de vários artistas, mas principalmente uma das mais importantes e articuladas divulgadoras da nossa atividade. Fica aqui meu obrigado à ela em nome de todos os ilustradores.
Através da Mandacaru Design, diversos projetos relacionados às artes visuais têm encontrado patrocínios através de editais públicos. Se você tem uma grande ideia, pode ser uma boa buscar a consultoria das meninas Bebel e Mana.
Curti muito essa foto minha aí em cima (do Raoni Maddalena) onde minha sombra está interagindo com uma arte do Brad Holland. Foi tirada durante a palestra sobre ilustração conceitual e metáforas visuais.
22.7.11
Mandela
13.7.11
Revista de História da Biblioteca Nacional
A edição de julho da Revista de História da Biblioteca Nacional traz um especial sobre as 10 batalhas que desafiaram o Brasil. Participo deste número com 3 ilustrações, incluindo a dupla de abertura da matéria.
Ilustrar cenas de batalha é um desafio com o qual venho lidando desde os livros da série Sharpe, do escritor Bernard Cornwell. De lá para cá acho que fiz umas treze ilustrações sobre este assunto, sempre em acrílica e buscando o clima das pinturas clássicas sobre o tema.
A Revista de História da Biblioteca Nacional tem projeto gráfico do reconhecido designer Victor Burton.
Design elegante e conteúdo relevante. Recomendo conferir.
Ilustrar cenas de batalha é um desafio com o qual venho lidando desde os livros da série Sharpe, do escritor Bernard Cornwell. De lá para cá acho que fiz umas treze ilustrações sobre este assunto, sempre em acrílica e buscando o clima das pinturas clássicas sobre o tema.
A Revista de História da Biblioteca Nacional tem projeto gráfico do reconhecido designer Victor Burton.
Design elegante e conteúdo relevante. Recomendo conferir.
5.7.11
Literatura de Fantasia
Capas da série de literatura de fantasia Dragões de Éter, da editora Leya.
O convite do editor Pascoal Soto me fez retomar à prática do design e da tipografia (que neste projeto me levou a pesquisar aqueles types que eu classifico sob o rótulo "fantasia medievalista").
Quem curte esses temas "a la" Lord of the Rings, deve gostar destes livros do Raphael Draccon.
Ciúme
Ilustração para um artigo sobre o ciúme e a inveja. Para o caderno de cultura do jornal Valor Econômico.
Brasília: registro da passagem do Diário Gráfico pela capital
No mês passado a oficina do Diário Gráfico esteve em Brasília. Trabalhamos com duas turmas repletas de gente criativa e cheia de disposição. Fiquei feliz com a presenca de diversos ilustradores bambas do DF.
O convite veio da "Eventos em Popa", um empreendimento super bacana da Carla e da Helena "Dona Minúcia". Fiquem de olho nas próximas oficinas de arte promovidas por esta dupla.
Agora um off-topic: aproveitei a ida à capital para visitar minha tia Terezinha Acioly, que é campeã brasileira de Tênis na categoria masters. Ela tem 78 aninhos, já foi campeã sul americana umas 3 vezes, campeã brasileira outras vezes também e segue dando suas raquetadas todo dia por uma horinha (ufa!). Incríveis os seus slices de esquerda, dignos de entortar até a Martina Lavratilova (essa era uma tenista dos tempos em que eu jogava...).
Torço para ter a mesma carga genética da Terê. Ela bate um bolão!
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