14.11.12

O fim do mundo será em Goiânia

Quem acompanha este blog já deve ter ouvido falar do Feijão Ilustrado”, o já famoso encontro mensal de ilustradores que ao longo dos últimos 2 anos vem reunindo no Rio de Janeiro uma média de 150 artistas e aficionados das artes do traço.


Dentro desta mesma filosofia, o evento pioneiro é o Bistecão Ilustrado, encontro paulista que abriu caminho para o Baião Ilustrado de Fortaleza, o Rabiscão de Brasília, o Trem Bão Ilustrado mineiro e também o EMPADÃO ILUSTRADO de Goiânia (que é assunto destas linhas)

O projeto goiano acontece desde 2009 e é realizado pelo Coletivo FAKE FAKE. O Fim do mundo é o mote criativo para o encontro FAKE FAKE ILUSTRACIONES 4,  que contará com diversas FAKE FAKE ACIONES  para o público (como foi o ARTEMÓVEL domingo passado).

Estarei lá como convidado para ministrar a Oficina Diário Gráfico e fazer duas palestras (faça sua inscrição AQUI). Tudo com uma temática do caos à criatividade, essa coisa meio fim de mundo...

Para ficar por dentro de toda a programação do FAKE FAKE ILUSTRACIONES 4 - O Fim do Mundo, acesse: http://www.fakefake.com.br/site/fakefake-4-fim-do-mundo/

Os desenhistas brasileiros, tanto os profissionais quanto os estudantes, descobriram finalmente o quanto estes encontros são necessários para se conhecer gente fora do ambiente das redes sociais, abastecer-se de ideias novas, compartilhar descobertas, reforçar afetos e, por que não, desestressar da rotina. 

Com a força das redes sociais (Facebook, Twitter) e animados blogs com fotos, videos, ilustrações, concursos e textos, os encontros de desenhistas pelo país afora vêm formando um público fiel - incluindo os não-desenhistas - a cada edição.

O Feijão Ilustrado, assim como os seus "irmãos ilustrados" que existem pelo Brasil afora, é o happy hour mensal dessa gente que passa a maior parte do tempo criando um mundo paralelo na página em branco, seja com o nariz grudado na tela do computador ou debruçados sobre suas pranchetas. E nada melhor para sair dessa rotina do que encontrar seus pares em uma mesa de bar, bater um papo entre amigos e... desenhar, desenhar, desenhar... 

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Renato,
Estou interessado no curso de Diário Gráfico e sei que será na primeira
semana de janeiro na Gávea.
Gostaria de saber o endereço e o preço do curso, além da data certa. Será
no final de semana?
Sou formado em Desenho Industrial e gosto da área de ilustração.
Peço desculpas por enviar essa mensagem para seu blog, mas o e-mail do workshop estava dando erro permanente de envio.
Meu e-mail é emeterio.rio@gmail.com.
Att,
João Carlos