17.7.12

Recomeçam os cursos de Aquarela

De todas as técnicas de pintura ela é talvez a mais cercada de mitos.
A fama de difícil vem de longo tempo, e mostra toda a sua força à quem tenta domá-la pela via racional, com mão forte e cheia de certezas.
Aos poucos a técnica revela-se e, então, permite-nos descobrir que curva-se mais à nossa intuição do que propriamente ao controle excessivo dos acidentes de percurso. A aquarela é talvez a técnica onde mais ocorrem acidentes felizes, portanto, deixe que eles aconteçam!
A boa aquarela é muitas vezes resultado da humildade do artista em aceitá-la como co-autora de suas obras, pois frequentemente manifesta-se no papel com vida própria, ora generosa, ora caprichosa, e por vezes até geniosa.
Mas quando, finalmente, compreende-se o espírito da Aquarela, descobrimos que esta é uma das mais versáteis e apaixonantes técnicas de pintura.
Ela pode ser praticada tanto no atelier quanto ao ar livre, e ainda, cabe no nosso bolso quando viajamos, e coloca-se à postos, segura diante de qualquer tema, desde a abstração até o realismo.
A aquarela exige do artista perseverança, disciplina e paciência, que aliás são atributos fundamentais para se levar consigo durante a aprendizagem de qualquer arte.


Em julho começaremos dois cursos. A turma do dia 28 de Julho já começa com 100% de ocupação. Serão 6 aulas aos sábados , às 10h. Você pode reservar sua vaga para uma futura rodada pelo e-mail workshops@alarcao.com.br




E em Niterói, temos agora uma turma exclusiva. Aulas no meu próprio estúdio, com acesso à minha vasta biblioteca pessoal, boa música, bom papo e coffee break gourmet 
Temos apenas 3 vagas disponíveis e o programa de aulas não possui um prazo fechado para o seu término (em outras palavras, é o aluno quem decide quando quer "se dar alta").



5 comentários:

Tânia Meneghelli disse...

Belíssimo o seu blog e sua técnica, vou acompanhar, ainda que à distância. Estou em Sampa, que pena...

Um grande abraço,

Tânia

vanessa disse...

belo texto, estou aguardando um workshop seu em São Paulo (:

Cláudia Kfouri disse...

Oi, Alarcão, tudo bem?
Queria saber se você também vai dar esse curso em São Paulo, estou louca pra fazer! Beijão!

Ricardo Antunes / Revista Ilustrar disse...

Já vi no passado duas definições sobre a aquarela que são perfeitas, e uma delas diz que a aquarela é sempre um trabalho de parceria, onde o parceiro é a água, dando opinião própria... e a segunda é que a aquarela é como um rodeio artístico, onde domar nem sempre é fácil, e nem sempre se consegue... felizmente...

Andre disse...

"O segredo está na barriga"
Excelente Mestre Renato. Continuarei tentando essa técnica sensacional.