1.11.11

Lenda do Surf

Minha última coluna na Revista Ilustrar de 2011 traçou um paralelo entre a arte da ilustração e a arte do... surf! 
Quer entender essa história? Então baixa lá. 


E para ilustrar esta chamada, coloco aqui a aquarela de ontem à noite. É um presente para uma pessoa muito ligada à cultura do surf.


No retrato está Duke Kahanamoku, pioneiro do surf que trouxe o espírito de aloha e a alegria de pegar ondas para a primeira geração de surfistas modernos. Considerado o patriarca havaiano do esporte, foi Duke quem introduziu o surf na Austrália e na América, fatos que fizeram dele o surfista mais famoso do mundo. 


Destacou-se também como um atleta de classe mundial, sendo de fato o primeiro grande “waterman” do nosso tempo, dominando com naturalidade o surf, natação, o mergulho e também a canoagem no mar. Além destes esportes ao ar livre ele brilhou no cenário dos Jogos Olímpicos por mais de uma década (Aos 40 anos, chegou a participar da equipe olímpica de pólo aquático!e desenvolveu diversas técnicas de salvamento no oceano.


Diz a lenda que, a trajetória olímpica de Duke começou no dia em que um técnico de natação pediu a ele que nadasse livre na praia por um percurso de 100 metros. Surpreso, descobriu que o havaiano havia quebrado o recorde mundial por quatro segundos! 


Ao longo de doze anos, Kahanamoku veio a ganhar seis medalhas, com destaque para o ouro olímpico em 1912 e 1920, e uma medalha de prata em 1924, quando ele ficou em segundo lugar  (perdeu a disputa para um dos maiores nadadores do século 20, Johnny Weissmuller, o primeiro Tarzan). Por causa de suas mãos e pés enormes, que lhe garantiam uma incrível performance na água, os jornais da época se referiam a Duke como o "peixe humano".


O legado de Duke Kahanamoku não é apenas ser o primeiro, mas também o melhor. Ele incorporou as características de um verdadeiro desportista - graça, força e humildade - e ao fazê-lo definiu um padrão elevado de conduta, portando-se de forma quase zen, com dignidade e distinção. 


A prancha na qual ele está recostado na ilustração é hoje a peça mais cobiçada do museu do surf, situado na Austrália.

2 comentários:

Julia disse...

Recebi o link do seu blog por uma amiga ilustradora, não sou dos pincéis, mas sou das pranchas, adorei sua homenagem, a aquarela está linda e o homem retratado é lindo em todas as dimensões, obrigada pelo presente a todos nós que amamos o surf.
Aloha
Julia

Alarcão disse...

Legal Julia, grato pelas palavras. Boas ondas pra você.