13.4.11

Feijão Ilustrado, o encontro carioca de ilustradores

No início desse ano eu e mais dois amigos, Elcerdo e Victor, resolvemos criar um encontro mensal de ilustradores aqui no Rio de Janeiro. A ideia não era nova, pois em São Paulo existe há anos o Bistecão Ilustrado, evento já famoso que reúne a nação ilustrante que vive na "cidade onde mais se desenha no Brasil".


Aconteceu de, no ano passado, eu estar em Fortaleza a convite do Baião Ilustrado, o encontro de desenhistas que acontece lá nas terras alencarinas ao nordeste (gostou de "alencarinas"?).  Estavam lá também os manos de armas Kako e Hiro, respectivamente o criador e o mestre de cerimônias do encontro paulistano. Conversamos muito sobre a necessidade de juntar em um mesmo encontro informal, desenhistas, estudantes e todo mundo que gosta da arte ilustrada. Foi então que, com o sol cearense amolecendo o meu quengo, vi começar a brotar a semente do Feijão Ilustrado Carioca.


Mas antes disso tudo, já fazia tempo que uma galerinha no Rio me cutucava com a mesma pergunta: "Pô Alarcão, bora fazer um Bistecão Carioca?".  Então fizemos o nosso "ão" ilustrado.


Numa demonstração de irmandade, o Feijão Ilustrado possui a mesma identidade visual dos encontros de São Paulo e Fortaleza, e já na primeira festa, bateu o recorde de público de todos os encontros nacionais.


Este ano outros encontros devem surgir pelo Brasil, o que vai ajudar a colocar a profissão em evidência e também servir de ponto de confraternização da tribo.


Que em 2012 os desenhistas do Brasil possam convergir todos para um evento único, um grande encontro nacional de ilustradores. Já posso sonhar com a fraternidade toda reunida, ombro a ombro à mesa quilométrica, quando então nos serviremos todos de bisteca, empadão, feijão, baião, feijão tropeiro... E desenharemos!



Feijão Ilustrado 2011 from Leo Braz on Vimeo.
No Rio, já vamos para o terceiro encontro do Feijão Ilustrado. O último foi documentado em video pelo amigo Leo Braz, ninja do After Effects e do Final Cut. O tema foi "Noite dos Zumbis" e os modelos seguiram à risca nossas instrução: "façam o que bem entenderem". 


Agradecimentos da nação ilustrante aos nossos sensacionais modelos Verinha (creme facial do incrível Hulk), Xande Bado (morto-vivo eletrocutado) e Daniela Bado (Carrie, a estranha).

2 comentários:

André disse...

LINDO trabalho de edição!!
Leo Braz é mesmo um ninja! hehe

Luciano disse...

poxa, alarcão, os videos são muito curtos!