28.2.11
15.2.11
Ateliê Livre
Nesta tarde de sábado decidi que vou passar umas horas brincando com meus sketchbooks. Quem quiser se juntar a mim, se liga nesta mensagem.
Ateliê Livre. Agora você não tem mais aquela desculpa de que não tem espaço em casa pra trabalhar, que não tem tempo e blá blá blá...
O tempo você cria. O espaço é na Gávea (Rio). Os materiais e ferramentas eu empresto. E eu ainda faço o cafezinho e ponho um jazz pra tocar na vitrola.
Ateliê Livre. Agora você não tem mais aquela desculpa de que não tem espaço em casa pra trabalhar, que não tem tempo e blá blá blá...
O tempo você cria. O espaço é na Gávea (Rio). Os materiais e ferramentas eu empresto. E eu ainda faço o cafezinho e ponho um jazz pra tocar na vitrola.
26.1.11
Conselho aos jovens artistas
Disse o pintor Chuck Close...
"O conselho que eu gostaria de dar aos jovens artistas, ou a qualquer um que se dispuser a me ouvir, é que não fiquem esperando pela inspiração.
Inspiração é para amadores; os demais simplesmente se põem ao trabalho.
Se você fica ali esperando que as nuvens se abram e que um raio o acerte no meio do cérebro, provavelmente não irá produzir uma grande quantidade de trabalhos.
Todas as melhores ideias surgem a partir do processo; elas vêm do próprio ato de trabalhar. As coisas lhe ocorrem.
Se você fica sentado tentando imaginar uma grande ideia para sua arte, pode acabar ficando sentado por um longo tempo até que algo aconteça. Mas se você simplesmente se põe a trabalhar, algo vai acontecer com você e talvez até aquele algo que você rejeitou pode acabar lhe conduzindo para uma direção diferente.
Inspiração é absolutamente desnecessária e enganadora. Você se sente como se precisasse daquela grande ideia antes mesmo de se por ao trabalho. Eu percebo que este quase nunca é o caso."
Se você fica ali esperando que as nuvens se abram e que um raio o acerte no meio do cérebro, provavelmente não irá produzir uma grande quantidade de trabalhos.
Todas as melhores ideias surgem a partir do processo; elas vêm do próprio ato de trabalhar. As coisas lhe ocorrem.
Se você fica sentado tentando imaginar uma grande ideia para sua arte, pode acabar ficando sentado por um longo tempo até que algo aconteça. Mas se você simplesmente se põe a trabalhar, algo vai acontecer com você e talvez até aquele algo que você rejeitou pode acabar lhe conduzindo para uma direção diferente.
Inspiração é absolutamente desnecessária e enganadora. Você se sente como se precisasse daquela grande ideia antes mesmo de se por ao trabalho. Eu percebo que este quase nunca é o caso."
24.1.11
23.1.11
Telefonia em expansão
Ilustração publicada na página de opinião do jornal Folha de São Paulo.
Para esta arte final usei sobras gráficas que ganhei dos editores da revista Boca, de Recife.
(lá em Recife estas folhas descartadas durante a impressão são chamadas de "malas". No Rio o termo que se usa é "coletura"). A ilustração veio de uma das páginas do meu diário gráfico, e estava ali, pronta há mais de um ano antes de eu ter recebido o artigo do jornal.
16.1.11
Diário Gráfico: para começar 2011 criativamente
Os cadernos como suportes para experimentação gráfica, registro de idéias e diários do cotidiano. Uma oficina que propõe ilimitada liberdade para expressão criativa, experimentação e descobertas. Diversos materiais e ferramentas colocam a criatividade em ação. São colagens, achados gráficos, coleções, fotografias, impressões, a mancha e o gesto, texturas, stencils e os acidentes felizes do processo.
A primeira turma deste ano no Rio de Janeiro já começou com 100% de ocupação.
Garanta sua vaga na próxima rodada inscrevendo-se pelo e-mail workshops@alarcao.com.br
13.1.11
Curso teórico de Ilustração (Rio de Janeiro)
neste mês de Janeiro a primeira turma de 2011.
Esta parte teórica é pré-requisito para o curso "Técnicas de Ilustração", cujo percurso vamos começar em Fevereiro e seguir por 3 meses, sempre com a mão na massa e focados no espírito do portfolio.
No curso teórico você irá assistir a 5 palestras no datashow, nas quais verá "cases" sobre temas como processos criativos, composição visual, mind maps, thumbnails e também ficará sabendo mais sobre estratégias de auto-promoção e contratos. O programa cobre importantes assuntos do interesse de quem quer trabalhar com esta poderosa ferramenta da comunição visual, seja como ilustrador ou como diretor de arte.
Participantes também terão amplo acesso a material bibliográfico, links na internet, contratos, análise crítica de portfolios e sketchbooks.
Para mais informações ou para reservar sua vaga já, envie seu e-mail para workshops@alarcao.com.br
Meu avô português
Aqui estão algumas das ilustrações que fiz para o livro infantil "Meu avô português", do escritor Manuel Filho, lançado este ano pela editora Panda Books.
A série inclui ainda os livros "Meu avô Japonês" e "Meu avô espanhol". Este último - que certamente comprarei para o meu filho - foi lindamente ilustrado pelo colega Alê Rampazo.
A série inclui ainda os livros "Meu avô Japonês" e "Meu avô espanhol". Este último - que certamente comprarei para o meu filho - foi lindamente ilustrado pelo colega Alê Rampazo.
31.12.10
30.12.10
Estátua em praça pública!
Momento de suprema felicidade foi receber dos amigos de Fortaleza, os organizadores do Baião Ilustrado, um presente como esse.
Indescritível foi a emoção em ver minha estátua a adentrar o salão da universidade FANOR no lombo de dois jegues bem nutridos. A imponente composição escultórica fez deslocar de estupefação as mandíbulas do público presente.
Logo, logo havia muita baba inundando o chão do auditório, o que atrapalhou um pouco o já trôpego caminhar dos moares que traziam nas costas a imponente obra do artista Assis.
Mas, para nossa sorte, havia ali dois rapazes musculosos à disposição para ajudar a desamarrar aquela cangalha. Obrigado a você e a você.
O tamanho da escultura impressionou, já que a escala era um pouco maior que o tamanho natural. Nossos amigos do Baião Ilustrado tiveram o cuidado de mandar fundir esta homenagem em bronze virgem, que posteriormente recebeu ainda o acabamento em pintura esmaltada eletrostática fosca.
É por essas e outras que eu amo aquela terra, Fortal City.
Fiquem ligados em 2011. Quando anunciarem o próximo Baião Ilustrado, corram pra lá. Não esqueçam de levar filtro solar fator 345.
A caixa de ferramentas
Me escreveram para perguntar sobre uma caixa que aparece no último desenho do livro 36 Vistas do Cristo Redentor. A ilustração mostra a bagunça no espaço de trabalho do desenhista, no caso a minha mesa.
A caixa foi comprada em Bezerros, no agreste pernambucano. Ela pertencia ao J. Miguel, filho do lendário cordelista J.Borges. No dia da minha visita, a loja-oficina do pai estava fechada e não tive o prazer de conhecê-lo.
Era Junho e eu rumava para a maior festa de São João no Mundo (esses títulos "somos-os-maiores-do mundo" são sempre tão ufanistas!). Mas é de fato verdade. A cidade de Caruaru estava lotada e não consegui sequer encontrar um quarto de hotel por lá. Tive que dormir em Bezerros, uns 60 km antes, voltando pela rodovia. A pousada em que me hospedei ficava na mesma rua das oficinas dos cordelistas Borges, o pai e seus filhos.
E a caixa de cordel? Ela é uma obra de arte. Tem lugar de destaque na minha mesa.
A caixa foi comprada em Bezerros, no agreste pernambucano. Ela pertencia ao J. Miguel, filho do lendário cordelista J.Borges. No dia da minha visita, a loja-oficina do pai estava fechada e não tive o prazer de conhecê-lo.
Era Junho e eu rumava para a maior festa de São João no Mundo (esses títulos "somos-os-maiores-do mundo" são sempre tão ufanistas!). Mas é de fato verdade. A cidade de Caruaru estava lotada e não consegui sequer encontrar um quarto de hotel por lá. Tive que dormir em Bezerros, uns 60 km antes, voltando pela rodovia. A pousada em que me hospedei ficava na mesma rua das oficinas dos cordelistas Borges, o pai e seus filhos.
Como o velho não estava por lá, resolvi conhecer os "genéricos", digo, os filhos do homem. E descobri que eles até que são tecnicamente tãos bons quanto o pai.
J.Miguel retirou todas as suas ferramentas da caixinha de Umburana e a passou para mim. O dinheiro trocou de mãos e seguiu-se um cumprimento. Foi uma compra justa já que eu paguei - sem regatear- o preço que ele mesmo deu.
A caixa xilogravada há 3 anos faz parte da minha pequena coleção de caixas interessantes (que inclui uma da segunda guerra mundial e outra, de cigarrilhas belgas, com quase 100 anos de idade). Todas foram compradas em "mercados de pulgas" e por um preço que era pouco menos ou pouco mais que o troco do bolso.
E a caixa de cordel? Ela é uma obra de arte. Tem lugar de destaque na minha mesa.
Atualizando a postagem: em 2010, ou seja, 2 anos depois da primeira visita, retornei a Bezerros e pude finalmente conhecer o J. Borges em pessoa. Simpático e falante, o cordelista nos recebeu com muitos causos e cortesia. Aqui está o registro de nossa passagem por lá.
A última gravura da direita foi um presente para o amigo ilustrador Samuel Casal, o homem do "Cordel from Hell"
Borges autografando as matrizes que eu comprei.
16.12.10
7.12.10
Sorteio de Natal
Esta é a aquarela que será sorteada no Twitter na última semana do ano. Estou aguardando apenas completarmos 3 mil seguidores por lá. Falta pouco...
30.11.10
Então é Natal...
Fiquem tranquilos, não vou colocá-los para ouvir a tradicional canção natalina na voz da cantora Simone...
Quero só dar uma boa dica de presente de natal.
A aproveito para mostrar estes 3 reis magos, que são um pequeno detalhe de uma ilustração que fiz para o livro infantil "Meu avô Português", que vai sair em 2011 pela editora Panda.
Quero só dar uma boa dica de presente de natal.
A aproveito para mostrar estes 3 reis magos, que são um pequeno detalhe de uma ilustração que fiz para o livro infantil "Meu avô Português", que vai sair em 2011 pela editora Panda.
25.11.10
Último Diário Gráfico do ano começa em Dezembro
A última turma da oficina criativa que usa o livro como suporte acontece agora em 4 de Dezembro.
Ainda não conhece a oficina? Dá uma olhada então.
Ainda não conhece a oficina? Dá uma olhada então.
E aproveitando que o Natal está perto, trago algumas surpresas: preço com um excelente desconto + sorteio de um sketchbook Zoopress no valor de 120 reais. Confira em www.zoopress.com.br
São apenas 8 vagas e, para garantir a sua, você deve responder a esta mensagem o quanto antes. escreva para workshops@alarcao.com.br
Lembre-se de colocar no título do seu e-mail: "Diário Gráfico - Reserva de vaga"
Ano que vem tem mais. Mas o preço e a oportunidade serão outros.
24.11.10
4 de Dezembro começa o novo curso teórico de Ilustração
Marcamos presenca no maravilhoso Nordeste, nas cidades de Fortaleza, Olinda e Recife, e logo em seguida descemos até o extremo sul do Brasil, para a conferência Potencial Criativo, sediada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Em breve tudo aqui. Mas por enquanto, fiquem atentos ao assunto principal desta mensagem.
O meu novo curso teórico de Ilustração aterrissa no Rio de Janeiro daqui a uma semana.
O programa de 3 aulas cobre os principais assuntos de interesse de quem quer trabalhar com ilustração profissional, seja como ilustrador ou como diretor de arte.
Amplie seus conhecimentos sobre esta poderosa ferramenta da comunição visual no curso que apresenta de perto a realidade da ilustração profissional.Você irá assistir 5 palestras no datashow, nas quais verá "cases" sobre temas como processos criativos, composição visual, mind maps, thumbnails e também ficará sabendo mais sobre estratégias de auto-promoção e contratos. Participantes também terão amplo acesso a material bibliográfico, links na internet, análise crítica de portfolios e, claro, sketchbooks.
Para mais informações ou para reservar sua vaga já, envie seu e-mail para workshops@alarcao.com.br (restam apenas 2 vagas).
Serão 3 sábados na Gávea, das 10 às 13h (dias 4, 11 e 18 de Dezembro)
ATENÇÃO: Este curso é pré-requisito para a minha oficina "Técnicas de Ilustração" que começa em 2011. Nela trabalharemos juntos por 3 meses, com a mão na massa e sem blablabla.
O meu novo curso teórico de Ilustração aterrissa no Rio de Janeiro daqui a uma semana.
O programa de 3 aulas cobre os principais assuntos de interesse de quem quer trabalhar com ilustração profissional, seja como ilustrador ou como diretor de arte.
Amplie seus conhecimentos sobre esta poderosa ferramenta da comunição visual no curso que apresenta de perto a realidade da ilustração profissional.Você irá assistir 5 palestras no datashow, nas quais verá "cases" sobre temas como processos criativos, composição visual, mind maps, thumbnails e também ficará sabendo mais sobre estratégias de auto-promoção e contratos. Participantes também terão amplo acesso a material bibliográfico, links na internet, análise crítica de portfolios e, claro, sketchbooks.
Para mais informações ou para reservar sua vaga já, envie seu e-mail para workshops@alarcao.com.br (restam apenas 2 vagas).
Serão 3 sábados na Gávea, das 10 às 13h (dias 4, 11 e 18 de Dezembro)
ATENÇÃO: Este curso é pré-requisito para a minha oficina "Técnicas de Ilustração" que começa em 2011. Nela trabalharemos juntos por 3 meses, com a mão na massa e sem blablabla.
25.10.10
A escolha da razão versus a escolha da emoção
Ilustração para a Folha de São Paulo. Artigo sobre as similaridades entre os dois programas de governo a serem escolhidos nestas eleições.
Assinar:
Postagens (Atom)