Mais uma vez tive o privilégio de ilustrar o texto da escritora Lia Neiva. Desta vez ela nos conta a história da Guerra de Tróia sob uma ótica bem peculiar: a das mulheres. Boa leitura (das palavras e das imagens!).
24.6.10
Queridos Amigos
Trabalho criado para a minissérie de TV "Queridos Amigos".
A equipe de produção encomendou este sketchbook original para que o ator o usasse na composição de seu personagem, um cara criativo esquema cineasta-videomaker-publicitário-etc.
Os mais sagazes perceberam que toda a identidade visual deste blog foi construída em cima destas colagens.
23.6.10
Feliz aniversário!
Momento fofo aqui no blog: Vicente faz 5 anos hoje. Te amo, filho.
Aqui ele faz cara de preocupado na cela de quase 400 anos. Descobri que essa masmorra de pouco mais de 1 m de altura está abaixo do nível do mar. Aquele lugar era na verdade onde eram aprisionados piratas e corsários , para que se afogassem com a maré cheia. Brrr...
As fotos foram feitas na impressionate Fortaleza de Santa Cruz. Há 400 anos ela está a postos em frente ao Pão de Açucar. Recomendo o passeio!
22.6.10
Desenhando na Feira de Livros
Novamente participei do salão FNLIJ dos livros para jovens e crianças.
Este é o quarto ano seguido em que sou convidado para a performance dos ilustradores. Conversar com as criancas enquando desenho é uma grande diversão. É sempre bom também rever colegas de profissão tão queridos quanto a Rosinha Campos (na foto, me entrevistando)
Chego lá sem saber o que vai acontecer e sempre volto pro estúdio de baterias recarregadas.
21.6.10
Einstein na Folha de São Paulo
Hoje na Folha de São Paulo, uma matéria sobre o novo currículo de física nas escolas.
Lembro-me que dos 13 aos 17 anos, esta matéria foi o meu suplício.
As aulas do Colégio de São Bento eram capitaneadas pelo excelente professor Pardal, que enfiava em nossas cabeças a compreensão do movimento retilíneo uniformemente variado, leis da termodinâmica, da luz e dos espelhos, enfim muitas coisas que simplesmente perderam-se em alguma gaveta da minha mente.
Foram tantos os zeros nas provas que eu poderia fazer com eles um colar. Mas a culpa era minha, que passava a aula inteira a fazer caricaturas e desenhos da Eddie do Iron Maiden.
Pelo que diz o artigo, este currículo de física está parado na década de 50. Agora é hora que quebrar os velhos paradigmas do ensino e trazer para os jovens conceitos mais modernos como os da física quântica e das partículas elementares.
Ainda bem que eu não tenho mais 15 anos de idade.
20.6.10
Carta do Leitor
O título é "Patriotismo". Saiu na Folha de São Paulo neste domingo.
"Em qualquer dicionário "patriotismo" é um sentimento cívico voltado a honrar as glórias, os símbolos e as datas históricas de um país. Já no Brasil é um fenômeno cíclico-social, quadrienal e quadricolor, reunindo a população em torno de onze atletas e uma bola, cuja trajetória parece que vai decidir o destino do país.
Somos o povo que é "penta", mas que não pensa enquanto busca a "hexa-alienação" nacional, ao mesmo tempo em que os problemas crônicos do país continuam os mesmos."
Roberto Castro (São Paulo - SP)
"Em qualquer dicionário "patriotismo" é um sentimento cívico voltado a honrar as glórias, os símbolos e as datas históricas de um país. Já no Brasil é um fenômeno cíclico-social, quadrienal e quadricolor, reunindo a população em torno de onze atletas e uma bola, cuja trajetória parece que vai decidir o destino do país.
Somos o povo que é "penta", mas que não pensa enquanto busca a "hexa-alienação" nacional, ao mesmo tempo em que os problemas crônicos do país continuam os mesmos."
Roberto Castro (São Paulo - SP)
Modelo-vivo
A profissão de modelo-vivo é o tema de uma excelente matéria de capa na revista do jornal O Globo.
Com ótimo texto de Fátima Sá e belas imagens do fotógrafo Gustavo Pellizzon, o artigo enfoca o universo destes profissonais cujo corpo é o principal foco do estudo e aprendizado de artistas.Há mais de 500 anos estuda-se a figura humana, um tema inesgotável, repleto de possibilidades tanto temáticas quanto técnicas, e cujo interesse jamais arrefece.
A reportagem veio em momento mais que oportuno, por registrar o momento atual em que cresce o interesse pelo desenho figurativo e por trazer a público uma fatia tão importante do universo das nossas aulas.
Dentre os personagens no texto estão pessoas muito queridas minhas, como a modelo Patrícia Martins, e o meu mestre - e extraordinário contador de causos - Bandeira de Mello. Com um legado de quase 60 anos como professor, Bandeira de Mello segue firme em seu "bunker-ateliê, educando sobre todos os segredos do desenho da figura humana. Coincidentemente, a revista saiu publicada no dia de seu aniversário de 81 anos.
A equipe de reportagem encontrou-nos na nossa casual "tertúlia" de vinho com desenho na Urca. Esta tem sido uma das mais prazeirosas atividades com as quais me envolvi nestes anos: estar junto para desenhar, falar de arte e regar com leveza a planta da amizade.
Desenhar é preciso. Viver é impreciso.
17.6.10
Palestra no jornal Folha de São Paulo
O que há em comum em figuras como Da Vinci, Galileu, Gutemberg, Thomas Edison e Steve Jobs?
Na palestra sobre Criatividade e processos criativos conectei estes e outros pontos.
Apresentei-a pela primeira vez ontem em Sampa para a equipe de design do jornal Folha de São Paulo.
Estou cozinhando um curso só a este respeito. Para azeitar as sinapses.
(Em breve em uma universidade, empresa ou NDesign perto de você).
(Em breve em uma universidade, empresa ou NDesign perto de você).
13.6.10
Futebol e Cerveja
Na Folha de São Paulo de hoje (14 de Junho), um interessante artigo de Ilana Pinsky (psiquiatra e membro da diretoria da Associação de Estudos sobre álcool e outras drogas), comenta sobre a associação midiática da cerveja com os esportes.
"O uso comercial de nossa seleção por uma marca de cerveja é uma forma sofisticada de estimular a dependência do álcool desde a juventude."
10.6.10
O Casamento da Viúva Negra
Esta é a capa de um livro infantil que ilustrei para e editora Prumo.
Ainda não vi impresso, mas sei que o type branco mudou (e estava mesmo precisando). E aqui, os rafes ( o último - meu favorito - não foi aprovado)
8.6.10
"Sharpe" chega ao livro 9
A ação - eletrizante - acontece durante as guerras Napoleônicas, a partir de 1799.
Com 21 livros publicados no exterior, "Sharpe" já virou uma série de TV de sucesso arrebatando uma legião de fãs.
No Brasil estamos ilustrando agora a capa de número 9, cujos estudos em aquarela apresento aqui em 2 pequenos recortes.
Os livros brasileiros são sem dúvida os que trazem as capas mais bonitas. Palavra de quem já os viu sequenciados lado a lado nas livrarias.
Assinar:
Postagens (Atom)