26.1.11

Conselho aos jovens artistas

Disse o pintor Chuck Close...










"O conselho que eu gostaria de dar aos jovens artistas, ou a qualquer um que se dispuser a me ouvir,  é que não fiquem esperando pela inspiração.
Inspiração é para amadores; os demais simplesmente se põem ao trabalho.
Se você fica ali esperando que as nuvens se abram e que um raio o acerte no meio do cérebro, provavelmente não irá produzir uma grande quantidade de trabalhos. 
Todas as melhores ideias surgem a partir do processo; elas vêm do próprio ato de trabalhar. As coisas lhe ocorrem.
Se você fica sentado tentando imaginar uma grande ideia para sua arte, pode acabar ficando sentado por um longo tempo até que algo aconteça. Mas se você simplesmente se põe a trabalhar, algo vai acontecer com você e talvez até aquele algo que você rejeitou pode acabar lhe conduzindo para uma direção diferente.
Inspiração é absolutamente desnecessária e enganadora. Você se sente como se precisasse daquela grande ideia antes mesmo de se por ao trabalho. Eu percebo que este quase nunca é o caso."


24.1.11

Justiça

Na Folha de São Paulo...

23.1.11

Telefonia em expansão

Ilustração publicada na página de opinião do jornal Folha de São Paulo.

Para esta arte final usei sobras gráficas que ganhei dos editores da revista Boca, de Recife.
(lá em Recife estas folhas descartadas durante a impressão são chamadas de "malas". No Rio o termo que se usa é "coletura"). A ilustração veio de uma das páginas do meu diário gráfico, e estava ali, pronta há mais de um ano antes de eu ter recebido o artigo do jornal.

16.1.11

Diário Gráfico: para começar 2011 criativamente

Os cadernos como suportes para experimentação gráfica, registro de idéias e diários do cotidiano. Uma oficina que propõe ilimitada liberdade para expressão criativa, experimentação e descobertas. Diversos materiais e ferramentas colocam a criatividade em ação. São colagens, achados gráficos, coleções, fotografias, impressões, a mancha e o gesto, texturas, stencils e os acidentes felizes do processo.


A primeira turma deste ano no Rio de Janeiro já começou com 100% de ocupação. 
Garanta sua vaga na próxima rodada inscrevendo-se pelo e-mail workshops@alarcao.com.br

13.1.11

Curso teórico de Ilustração (Rio de Janeiro)

neste mês de Janeiro a primeira turma de 2011. 



Esta parte teórica é pré-requisito para o curso "Técnicas de Ilustração", cujo percurso vamos começar em Fevereiro e seguir por 3 meses, sempre com a mão na massa e focados no espírito do portfolio.

No curso teórico você irá assistir a 5 palestras no datashow, nas quais verá "cases" sobre temas como processos criativos, composição visual, mind mapsthumbnails e também ficará sabendo mais sobre estratégias de auto-promoção e contratos. O programa cobre importantes assuntos do interesse de quem quer trabalhar com esta poderosa ferramenta da comunição visual, seja como ilustrador ou como diretor de arte. 

Participantes também terão amplo acesso a material bibliográfico, links na internet, contratos, análise crítica de portfolios e sketchbooks.

Para mais informações ou para reservar sua vaga já, envie seu e-mail para workshops@alarcao.com.br 





Meu avô português

Aqui estão algumas das ilustrações que fiz para o livro infantil "Meu avô português", do escritor Manuel Filho, lançado este ano pela editora Panda Books.
A série inclui ainda os livros "Meu avô Japonês" e "Meu avô espanhol". Este último - que certamente comprarei para o meu filho - foi lindamente ilustrado pelo colega Alê Rampazo.