28.12.09

Entrevista (em audio)

A rádio UNESP me entrevistou para um programa bacana chamado perfil literário. Há muita gente boa do meio literário e editorial para se ouvir por lá. A minha entrevista está numerada como 450. Vou fazer uma mandinga básica com esse número para ver se rola alguma bocada nesse sorteio da megasena do dia 31.

21.12.09

Por que eu não gosto do bom velhinho...


Um colega ilustrador mostrou esta foto dele quando criança.

HO. HO, HO huahahenhen heheh ... schlept.

Que em 2010 os seus desejos...

15.12.09

Aquarela em 2 cores


Feita durante a aula de aquarela (enquanto os alunos não me chamavam...), a partir de foto do Sebastião Salgado.

Vai aqui uma dica boa: enquanto não se domina a cor, vale estudar somente com 2 cores, (neste caso, ultramarine e sépia). Nesta mistura os cinzas podem transitar entre o quente e o frio. Aprende-se muito também sobre valores de claro e escuro, um conceito fundamental em pintura.

14.12.09

Diário Gráfico 2009: fechamos com chave de ouro


De volta de São Paulo, onde aconteceu a última rodada da oficina do Diário Gráfico. Veja aqui imagens do que rolou.

O ano de 2009 me trouxe muitas alegrias neste contato com gente criativa, todos conectados "animicamente" pelos cadernos de ideias e sobretudo, virtualmente, através da lista do Diário Gráfico. Nosso exclusivo grupo online está chegando à marca de 500 associados, 99% deles participantes desta oficina (de Porto Alegre a Manaus, passando por Passo Fundo, Fortaleza, Recife, Rio e São Paulo).

Fica aqui meu abraço especial a todos os criativos participantes deste grupo. Eu não disse que vocês conseguiriam chegar até o final?

Será que desta vez eu acerto o nome de todos?

De pé (da esquerda para a direita): Dacosta, Tamara, Danilo, Daniele , Andrea, Mariana, Domingos, Alarcão, Letícia, Marcelo, Bárbara, Rafael(levantando o caderno), Helio, Matheus
No meio: Regina, Tatiane, Norie
Em baixo: Thais, Thais Guerra, Judy, Karine

Em 2010 tem mais!

10.12.09

Stencils

Viva o polvo da criatividade!

Alguém me ajuda escrever isso em francês (seria "Vive le pup de la creativité?").

Lembrei aqui de um cartaz de guerra maravilhoso que dizia "Morte ao Polvo da Guerra", mostrando um desenho de um polvo de capacete nazista e vestido com uma máscara de gás. Cacei esse danado no Google mas não achei. Agradeço se descobrirem o link.

Ainda falando de polvo, não há no mundo marinho criatura mais gostosa de se comer. Agradeço imensamente ao sujeito faminto e corajoso que olhou para este monstro e disse: "vou comê-lo"




Uma dica para os apreciadores de stencils que se esfalfam ao recortar suas peças com estilete: um ferro de solda com uma ponta de agulha vai cortar as radiografias como se fossem de manteiga.