29.1.09

Franz Krajcberg

Compartilho aqui uma entrevista fundamental com o artista Franz Krajcberg, presente na edição de Janeiro de 2009 da National Geographic.

Esta é, aliás, é a única revista que eu assino atualmente. Fundada em 1888, ela tem sido desde então uma verdadeira janela para o mundo. E quanta coisa mudou nestes pouco mais de 120 anos... O próprio slogan da revista, refletindo tantas mudanças, foi substituído no ano passado pela frase:

"Inspirar as pessoas a cuidar do Planeta"







28.1.09

Gentileza Gera Gentileza



José Datrino, o profeta gentileza.

23.1.09

Ponha-se na rua!

Certa vez meu avô me contou que o primeiro Alarcão a pisar no Brasil veio pouco antes da chegada da família real portuguesa. Tinha uma função bastante específica: escolher os melhores casarios da cidade e na porta deles escrever as iniciais PR, de "principe regente". A sigla era motivo de infortúnio para o dono da casa, uma vez que significava que ela seria ocupada por algum membro da comitiva real. O proprietário deveria sair dali em menos de duas semanas. O "PR" escrito pelo Alarcão entrou para a história como "ponha-se na rua".

Como se pode notar, tenho um ancestral que já trabalhava com pincéis e tintas.

20.1.09

Criação e Intuição

A artista Fayga Ostrower fala sobre os processos de criação artística.
Gostaria de tê-la conhecido...

Seleções do Reader's Digest recomenda

19.1.09

Morreu o melhor de todos



A notícia me chegou através da Lista do Diário Gráfico.

Andrew Wyeth, filho do legendário N. C. Wyeth, morreu aos 91 anos.



Há dois dias atrás falei no nome do Andrew Wyeth para um aquarelista participante da minha oficina em São Paulo:

"... você precisa conhecer o Andrew Wyeth, é o melhor aquarelista vivo da face da Terra, na minha humilde opinião. A série Helga é uma das coisas mais bonitas que já vi...".

(Abaixo: Andrew Wyeth e Helga)





Mais um bom que se vai. O melhor.

Vai de volta para a terra, dos tons terras das tuas aquarelas, Andy.

14.1.09

Um dia fiz quadrinhos. Mas faz tempo.



Esse desenho é do tempo em que eu ainda estudava na Escola de Belas Artes, no Rio. Pode botar aí uns 18 anos atrás.

O trabalho foi proposto em aula pelo Rui de Oliveira, que entregou a todos os alunos uma cópia dessa pintura daí de baixo, do pintor Almeida Junior (1850-1899), e pediu que cada de nós um criasse alguma peça gráfica a partir dela.

O meu trabalho foi uma história em quadrinhos chamada Cyberpunk Tarantula. Com apenas 3 páginas, o final é esse aí de cima. Um belo dia acho esses originais aqui e mando para uma revista.

12.1.09

Israel X Hamas

Folha de São ,Paulo - 12/01/2009

9.1.09

Desenho Dinâmico, o curso



Esta mensagem é sobre as aulas de Desenho Dinâmico, que vão acontecer no Estúdio Marimbondo a partir do dia 25 de Janeiro.

Este é um curso com uma proposta bastante original no ensino do desenho de observação, que eu trouxe das aulas "Drawing on Location" (da minha professora Carol Fabricatore ) oferecidas no mestrado em artes da School of Visual Arts.

No Desenho Dinâmico trabalhamos com o modelo-vivo basicamente na forma de siluetas. A modelo – uma artista circence – veste malha preta e os alunos usam pincel e nankim sobre papel offset, kraft e similares de baixo custo.

A partir da terceira aula pratica-se o desenho de percepção das inter-relações figura/fundo, através do trabalho com tinta PVA branca sobre papel preto. Desta vez, os participantes devem fazer a modelo surgir no papel através da pintura das "contra-formas" ou do chamado "espaço negativo".

No Desenho Dinâmico não há espaço para hesitação, mas intuição e ousadia.

As poses são rápidas e a produção intensa: um mínimo de 30 desenhos em 2 horas, dos quais os melhores serão usados para trabalhos de livre criação.

As vagas são limitadas a 6 pessoas e já estamos formando a turma. Restam apenas 3 vagas e para participar, escreva para estudiomarimbondo@terra.com.br colocando no título do seu e-mail "Desenho Dinâmico - Reserva de Vaga"

8.1.09

Moedor de Gentes


Só os mortos conhecem o fim da guerra.

(D'apres Doré).

7.1.09

Para começar o ano criativamente



Esta mensagem é para quem pretende estar na cidade do Rio no mês de Janeiro.

A primeira turma do Diario Grafico "Crash" de 2009 acontece já neste próximo final de semana, 10 e 11 de Janeiro, no Estúdio Marimbondo. A próxima turma será nos dias 24 e 25 de Janeiro.

As inscrições começam hoje e há vagas em ambos os grupos. Escreva para estudiomarimbondo@terra.com.br. Lembre-se de colocar no titulo da sua mensagem "Diário Gráfico Crash - Reserva de Vaga" .

Estaremos também em São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de janeiro para duas turmas, ambas já com 100% de ocupação. Quem fez e curtiu, também compartilhou as experiências em seus blogs. Confiram aqui, aqui e aqui.

Combo Criativo



Começa nesta sexta-feira 9 de Janeiro o curso MarimCombo, que reúne o melhor das 3 oficinas mais procuradas do Estúdio Marimbondo: Diário Gráfico, Caligrafia e encadernação. Sim, o aviso é meio em cima da hora, mas se você teve a sorte de ver esta mensagem a tempo, corra para garantir uma vaga!

3.1.09

Churrasquinho na Laje (no sossego)


Sol de janeiro no morro Dona Marta.

O projeto 36 Vistas do Cristo Redentor entra em sua fase final. Para saber mais, clique aqui e depois vá em em "36 VISTAS". Você pode também conferir detalhes do projeto no blog .

_________

Barbecue on the rooftop. Dona Marta favela.

The editorial project "36 Views of the Christ Redeemer" is reaching its final phase. In order to know more, click here and then choose "36 VISTAS" on the menu. Check out the blog as well.

2.1.09

E o livro vai para...

As flatulências do banquete de ano novo já se dissiparam e novamente estou aqui nos primeiros cacarejares de 2009 para informar que o vencedor do sorteio do livro "O que é qualidade em Ilustração" foi o colega ilustrador Orlandelli (cujo trabalho excepcional pode ser visto aqui).

Como a mensagem do sorteio foi originalmente postada na lista da SIB, o pessoal de lá levou uma certa vantagem (afinal recebem os e-mails em tempo real).

Assim sendo, inspirado pelo espírito generoso de janeiro, decidi que um novo livro será enviado àquele dentre os meus fiés 7 leitores que enviou uma mensagem exatamente à zero hora de 1 de Janeiro.

Já empacotei e despachei o presente. E mais não digo por ora.